A IMPORTÂNCIA DO FUNIL DE VENDAS PARA INBOUND MARKETING
O marketing tradicional já nos trouxe muitos aprendizados do que funciona e do que pode ser ainda melhor. Com isso, conheça um pouco sobre o Inbound Marketing e saiba como ele pode dar um peso diferente na sua marca para o mercado.
O comportamento do consumidor ao longo do tempo
Antes de falarmos sobre os benefícios do Inbound Marketing, precisamos falar sobre o comportamento do consumidor que, ao longo do tempo, mudou muito. Agora, não consumimos apenas um produto pelo produto. Consumimos o propósito da empresa e o posicionamento da marca onde quer que ela esteja. Além disso, hoje a sociedade dá muito mais valor à liberdade e autonomia do que coisas impostas, como um comercial de TV por exemplo. E isso afeta diretamente a maneira como algumas empresas ainda seguem utilizando o marketing da maneira tradicional.
Antigamente, o forte do marketing era você ir atrás dos seus futuros clientes, mostrar seu produto e convencê-los de que eles precisavam daquilo. Muitas vezes, a empresa por trás do que estava sendo oferecido nem era relevante ser citada e o esforço estava muito mais em trazer um novo cliente do que mostrar que tanto o produto como a marca tinham seu valor. Gastando um tempo significativo da equipe e muitas vezes não tendo resultado, o marketing tradicional foi ficando cada vez mais de lado e dando espaço a um novo formato: o Inbound Marketing.
Estratégia de Inbound Marketing
O Inbound Marketing, também conhecido como marketing de atração, tem como estratégia gerar valor no mercado atrás de conteúdos que façam sentido para um determinado público, levando pessoas até a sua marca e dando início a uma jornada de compra já definida e estruturada.
Os conteúdos podem ser podcast, posts nas redes sociais e conteúdos em blog e sites que levem informação e gerem uma identificação a partir daquilo que o seu público está buscando. Ou seja, ele vai até você não para comprar, mas porque um do seus podcasts, por exemplo, fala justamente de um problema que ele tem e que você está trazendo a solução. Está etapa é o momento de atração.
A partir daí você pode receber seus contatos de e-mail que, vinculados ao seu CRM, podem ser utilizados para enviar outras informações tão relevantes quanto. Aqui, você segue gerando conteúdos que possam dar credibilidade a sua marca, mostrando que seu negócio pode ajudar mesmo sem estar vendendo algo naquele momento. Você pode criar webinars, e-books e eventos que façam com que esta conexão continua sendo nutrida. Esta etapa pode ser chamada de conversão. Quando o lead começa a se conectar continuamente com a sua marca e começa a consumir seus produtos e serviços, pois aqui ele já entendeu que, mesmo não sendo um cliente, sua empresa entrega valor.
E por fim, neste modelo contínuo, seus clientes acabam sendo embaixadores da marca, quando passam pela etapa do encantamento, onde todas as áreas da sua empresa oferecem uma boa experiência, não apenas na área de vendas, e eles entendem que faz sentido seguir com esse relacionamento.
Mas é importante dizer que só o Inbound Marketing não é suficiente. O conteúdo gerado precisa ser relevante nos sites de busca. Para isso, sua estratégia também precisa contar com o SEO. Juntos, SEO e Inbound Marketing, darão o peso que a sua marca precisa para atrair as pessoas na primeira etapa do funil de vendas, a atração.
Benefícios do Inbound Marketing
Os benefícios de se usar este modelo de vendas é que você não está só falando do produto que está sendo vendido. Você está o tempo inteiro apresentando a sua marca no mercado, está gerando conhecimento, envolvimento das pessoas, gerando oportunidades de conexão entre pessoas diversas e se posicionamento perante a concorrência. Está basicamente criando uma rede. E isso afeta diretamente na maneira como tanto sua marca como futuros produtos e serviços serão vistos e reconhecidos por aí.
Além disso, não é só pensar em vendas que fecham a conta no fim do mês. Com esta estratégia, também é um grande incentivador para expansão do seu negócio, seguindo num crescimento significativo.
E claro, lições aprendidas. É preciso ver o que está funcionando e o que não causa o efeito ou resultado esperado. No Inbound marketing, cada etapa criada precisa ter um objetivo de impacto, para isso, construa e veja o resultado gerado em cada fase. Isso facilitará muitos os próximos passos.
AGRADECIMENTO À AMOCRM