CRM e marketing digital, integrados, proporcionam para todos os tipos de empreendimentos inúmeras oportunidades de negócios. Afinal, com um software voltado para o Customer Relationship Management, uma empresa tem a oportunidade explorar todos os benefícios do marketing, sobretudo na Internet.
Com cada vez mais pessoas conectadas, principalmente após a popularização dos smartphones, compreender e identificar o perfil dos clientes se tornou vital para a sobrevivência de uma companhia. Por isso, ao utilizar um CRM, a empresa tem a oportunidade de criar estratégias mais elaboradas.
O avanço da tecnologia, dessa forma, permitiu a esses negócios se aproximarem do público-alvo desejado. Se antes as interações entre uma empresa e um cliente eram limitadas ao ponto de venda e, no máximo, por meio de uma ligação telefônica, hoje o cenário é completamente diferente.
Há tantos aplicativos de mensagens e redes sociais, e novas formas dos consumidores se conectarem às empresas, que somente com o apoio de um sistema de CRM é possível acompanhar os clientes durante a jornada de compra deles.
Portanto, saber como utilizar o CRM e marketing digital na mesma estratégia proporciona às empresas uma vantagem competitiva real sobre a concorrência. Sem esse planejamento, será muito difícil para qualquer uma delas se manter relevante no mercado.
Abaixo, em destaque, estão 5 estratégias de marketing digital com CRM que devem ser colocadas em prática quanto antes.
1 – AUTOMAÇÃO DE MARKETING.
Uma das principais vantagens ao se utilizar uma ferramenta de CRM é a integração com outras plataformas. Entre as diversas opções, integrar o software a um sistema de automação de marketing é uma das mais relevantes para estratégias digitais.
Com o CRM, os gestores têm um relatório completo sobre o perfil dos clientes. Quanto tempo eles permaneceram no site, o que compraram, se desistiram de algum item ou não, entre diversas informações.
Baseado nelas, o setor de marketing tem a oportunidade de preparar um conteúdo sob medida para cada grupo de clientes. Assim, por meio da plataforma de automação de marketing, pode enviar um e-mail para eles.
Dessa forma, as chances de eles serem impactados pela comunicação aumentam. O que significa maior interação com empresa, e, por consequência, a elevação no consumo dos produtos ou dos serviços que ela tem a oferecer.
2 – CRM E MARKETING DIGITAL PARA PROMOVER A EMPRESA NAS REDES SOCIAIS.
Pensar em marketing digital em 2021 é ter foco nas redes sociais. Hoje, nada pode levar tantos resultados positivos para as empresas, seja em vendas, seja em branding, como o investimento nessas plataformas.
Ao integrar o CRM com o Facebook, Instagram, Telegram, WhatsApp, entre outras redes sociais, toda companhia se torna ainda mais próxima do cliente.
O CRM permite a elas concentrarem toda a comunicação por meio de apenas um sistema. Assim, conversar com os clientes pelo chat, e dar suporte a eles, é muito mais rápido e fácil. Essa atenção oferecida ao público, por meio das redes sociais, é fundamental para que os clientes tenham uma percepção sempre positiva da empresa.
3 – GERAÇÃO DE LEADS.
Muitas vezes as empresas usam o CRM e Marketing digital não apenas para promover o relacionamento com clientes existentes, mas também para atrair novos leads. Por meio da plataforma, e com a integração a outros sistemas, é processo é efetivo e simplificado.
Com o CRM, é possível captar novos leads, por exemplo, ao usar as redes sociais. Basta realizar a integração com plataformas como o Facebook, Instagram e WhatsApp. Dessa maneira, assim que uma pessoa interessada nas soluções da empresa realizar um contato, automaticamente o CRM a transforma em um lead.
O que torna a produtividade de vendas muito mais elevada. Afinal, ao acessarem o CRM, os vendedores têm acesso a dados como nome, endereço, profissão, em qual região a pessoa vive, faixa-etária, entre outras informações essenciais para iniciar a prospecção.
4 – PERSONALIZAÇÃO.
Promover uma campanha de marketing digital, em certas ocasiões, tem custo elevado. Por outro lado, diferente de uma divulgação em mídia tradicional, há meios de confirmar se o resultado do projeto é positivo ou não. Nesse cenário, o investimento nesse tipo de estratégia tem alto retorno.
Por isso, e com o objetivo de ajudar as empresas atingirem as metas, usar o CRM é fundamental para analisar o melhor investimento a ser feito em cada campanha de marketing digital.
Portanto, ao ter acesso ao perfil completo de leads e clientes, verificar o estágio deles no funil de vendas, a interatividade nas redes sociais, a taxa de abertura de e-mail, entre outros dados, permite que a empresa crie campanhas com maiores chances de atingir o target correto.
5 – RETENÇÃO.
O CRM e marketing digital são muito indicados ainda para estratégias de retenção de clientes. Afinal, são eles os responsáveis por manter as finanças de qualquer empresa no positivo. Com o CRM, por exemplo, é possível analisar todo o histórico das interações entre um cliente e o negócio. Dessa forma, os gestores podem analisar o que funciona ou que não funciona, para assim cativar ainda mais a clientela.
Além disso, com o CRM é muito mais simples analisar a jornada de compra e identificar estágio do cliente no funil vendas. Baseado nesses conhecimentos, a empresa pode escolher o momento certo de realizar qualquer ação. E, assim, mantê-lo sempre atualizado sobre os produtos e os serviços que ela coloca à disposição do público.
Agradecimento à AMO CRM amocrm.com pelo Guest Post