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Google

Google Analytics: como acompanhar o seu desempenho online

Google Analytics: como acompanhar o seu desempenho online
Google

Hoje em dia, qualquer empresa com um site em atividade precisa ter um monitoramento para entender o desempenho e como evoluir dentro dele. E é o Google Analytics a ferramenta ideal para essa tarefa.

Apesar de popular e gratuito, muitos empreendedores não conhecem o potencial de análise de dados desse programa. Uma assessoria de segurança do trabalho pode ter muito a crescer quando aplicar as métricas e vantagens do Google Analytics dentro do site da empresa.

Para entender melhor o que de fato é o Google Analytics, suas principais métricas e como ele pode auxiliar no crescimento online da sua marca, continue a leitura desse artigo e esteja pronto para aplicar a ferramenta nos seus negócios.

O que é Google Analytics?

O buscador da internet mais acessado no mundo é o Google. De igual forma, ele detém o maior uso de análises e monitoramento de sites do mundo, por meio do Google Analytics. Também semelhante com o buscador, é fácil de usar e entender.

A partir do Google Analytics, é possível compreender qual é o público que acessa a sua página, quais páginas mais convertem, quais são mais acessadas, quais regiões mais frequentam o seu site e muitos outros dados.

Outra vantagem relevante é que ele é alinhado com o Google Ads e o Google Search Console. Respectivamente, o serviço de anúncios do Google e o serviço de otimização da rede.

Como o Google Analytics pode ajudar no seu crescimento?

Mesmo com o site em atividade e com acesso de alguns usuários fiéis, surgem dúvidas que não são completamente visíveis ao acessar a página. As respostas podem ser encontradas no Google Analytics, facilitando o caminho para solucionar o baixo acesso.

A ferramenta permite saber quais os melhores horários para postagens. Ou seja, quais momentos do dia que há mais engajamento do público.

Dessa forma, as publicações do blog do seu venda de extintores não funcionam de forma aleatória, mas planejada.

Nem sempre, porém, os seus visitantes vão entregar bons resultados. É aí que se encontra a taxa de rejeição. Ela irá dizer quantos visitantes deixaram o seu site após visitá-lo, sem interações.

Esse dado é importante justamente para entender qual é de fato o problema que pode estar prejudicando as suas vendas.

Vale lembrar também da importância dos dispositivos móveis. O Google Analytics irá informar quais dispositivos foram usados pelo usuário para entrar no seu site. Se o celular for o mais utilizado, é sinal de que é hora de investir em otimização para smartphones.

Já mencionamos a questão da localização. Outro fator importante, pois pode ajudar a direcionar novos conteúdos para o seu blog, de acordo com a região mais acessada pelos usuários.

4 Metricas do Google Analytics

Além de indicar comportamentos dos usuários dentro do seu site, o Google Analytics oferece algumas métricas interessantes para acompanhar e avaliar o crescimento a partir delas. Podemos destacar quatro:

  • Usuários em atividade;
  • Sessões;
  • Duração da sessão;
  • Páginas que recebem mais visitas.

Elas podem ser aplicadas em diversos contextos, do site de painel de propaganda digital para o blog de culinária do seu restaurante. Confira abaixo um pouco sobre cada uma dessas métricas.

Usuários em atividade

O Google Analytics permite saber quantos usuários estão ativos em seu site de forma instantânea. Além disso, é possível identificar quais páginas eles estão.

Como já foi mencionado, também é possível identificar o país de origem daquela atividade, tudo em tempo real, além de outros itens que ajudam você a entender melhor o seu público ativo.

Sessões

Toda vez que alguém entra no seu site, é contabilizada uma visita ou sessão. Não importa se foi por um mesmo usuário, o Google Analytics irá contabilizar da mesma forma. Essa métrica resulta na estatística do número de visitantes que o seu site está recebendo.

Duração da sessão

Se há a sessão contabilizada, também é possível identificar o tempo da sessão. Essa métrica é importante para buscar melhorias ou identificar falhas no site.

Isso porque o tempo que o usuário passa no seu site pode dizer o quanto ele está aproveitando a experiência.

Páginas que recebem mais visitas

O Google Analytics também permite saber qual página mais faz sucesso com o seu público, ao fornecer o número de visualizações em um intervalo de tempo. 

Com esse dado, você consegue identificar qual tipo de conteúdo mais atrai o seu público, se é o artigo sobre medicina do trabalho montes claros ou o e-book sobre contabilidade, por exemplo.

Comece a usar o Google Analytics na sua empresa!

Agora que você entende a definição de Google Analytics, a sua importância e as principais métricas, já pode começar a aplicá-lo dentro do seu site. 

Comece a explorar todos os recursos da ferramenta e entenda como anda o desempenho online do seu site. Dessa forma, você irá conseguir avançar cada vez mais na sua estratégia.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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