A jornada de todo consumidor virtual começa no momento de atrair leads: é a hora de iniciar o contato com alguém a fim de convertê-lo em cliente.
Essa etapa precisa ser realizada com cautela para que ninguém se sinta obrigado a adquirir um item ou contratar um serviço.
É a base do marketing digital: chamar a atenção das pessoas não por insistência, mas por relevância.
Não sabe o que é um lead – tampouco entende como e por que você deve trabalhar para atraí-los à sua marca?
Saiba tudo sobre essas questões agora!
O que são leads?
Um lead é toda e qualquer pessoa que cede informações de contato à backup em nuvem para empresasem troca de uma oferta que ela considera imperdível.
“Oferta”, aqui, não precisa ser um preço especial ou algo do tipo. Alguns exemplos de materiais que podem ser oferecidos nesse primeiro contexto:
- E-books especializados;
- Cursos gratuitos;
- Tempo de teste;
- Tutoriais.
Em resumo, materiais que atendam aos interesses de quem visita o site da sua empresa, que ensinem algo de valor para eles.
A partir desse primeiro contato o lead adentra o funil de vendas – e aí, é necessário continuar trabalhando para que ele se torne, efetivamente, um consumidor!
Quais são os tipos de leads?
Ninguém é igual a ninguém – essa máxima também vale para o marketing digital! Cada visitante tem um comportamento diferente.
Por causa disso, existem categorizações específicas que servem para organizar a jornada dos leads. Vamos conhecer algumas delas?
MQL (Marketing Qualified Lead)
São aqueles leads que realmente foram engajados pelos materiais disponibilizados no site do grupo de projeto eletrico industrial.
Ou seja, eles sabem que tem um problema a resolver e sabem que o grupo tem capacidade de resolvê-lo.
Portanto, um MQL está pronto para fechar negócio: falta apenas um “empurrãozinho”.
SQL (Sales Qualified Lead)
Também chamado de lead quente, é aquele que está considerando seriamente comprar a solução que o cabo de solda está oferecendo.
Em outras palavras, ele está na melhor hora para receber uma oferta imperdível – e tem quase 100% de chances de aceitá-la.
IQL (Information Qualified Lead)
O IQL é o primeiro tipo de lead: ele visita o site ou a landing page de uma oferta e cede dados de contato em troca do que é oferecido.
Cidade em que mora, e-mail, telefone, nome: tudo isso consiste em dados que o time de marketing recebe nessa etapa.
Assim que isso ocorre, o time responsável precisa começar a trabalhar para que o lead progrida dentro do funil de vendas dos perito judicial engenheiro civil.
Como atrair mais clientes para o seu negócio?
Começamos na teoria, agora, vamos à prática: como nutrir leads corretamente para que uma parcela considerável deles se transforme em consumidores?
Essa necessidade tem muito a ver com as maneiras como a sua empresa utiliza os meios de comunicação: SAC, redes sociais, aplicativos de mensagem instantânea e outros.
Continue lendo e veja quais são as melhores estratégias para maximizar sua captação de leads!
Invista em copywriting
O copywriting é a arte de escrever textos pensando exclusivamente na venda de um produto ou serviço.
Isso não quer dizer compartilhar ofertas invasivas o tempo todo, muito pelo contrário. O copy é uma técnica baseada na sutileza e na estratégia.
Fale (ou escreva) aquilo que sua persona quer ouvir. Mostre a ela por que o seu produto é a melhor opção disponível no mercado.
O modo como o texto de uma landing page ou de um post no Instagram é redigido diz muito sobre a qualidade de uma marca – e a recepção de um possível cliente.
Marque presença nas redes sociais
Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, TikTok: qual ou quais delas guardam mais oportunidades de negócio para você?
Faça essa pesquisa. Não negligencie a importância tremenda que essas plataformas exercem na sociedade atualmente.
Uma vez escolhida a rede, planeje uma produção de conteúdo constante e robusta para atrair seguidores e interações. A construção de um público costuma começar por aí.
Organize eventos virtuais
A internet abre portas anteriormente inimagináveis. Hoje em dia você consegue organizar eventos internacionais do conforto da sua casa.
Observe os feedbacks e comentários do seu público e pense em eventos que respondam às necessidades e interesses que eles compartilham com você.
Pode ser um webinar com autoridades da sua área ou uma live com você mesmo.
Acompanhe as métricas
A nutrição de leads é um processo contínuo e perpétuo. Por esse motivo, deve ser monitorado de perto por uma equipe especializada.
A taxa de conversão tem caído? Muitos leads sem respostas? Há algo errado no processo organizado pela empresa: revise-o e tente novamente.
Conquistar leads é o primeiro passo para fazer sucesso dentro (e fora) da internet. A qualidade do primeiro contato guia todo o restante do processo comercial.
Esperamos que essas informações tenham sido esclarecedoras e relevantes para você!
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.