A elaboração de uma estratégia de aprendizagem organizacional sólida, sendo executada de forma plena em sua empresa, pode garantir o apoio e o desenvolvimento dos negócios de maneira satisfatória, promovendo engajamento e mais potencial junto aos profissionais.
Para isso, o plano de estratégia de aprendizagem deve estar alinhado a metas e objetivos de negócios, sendo estabelecidas por líderes, executivos e gestores, para que não se perca o foco e a eficácia que precisa apresentar ao longo do tempo.
Dessa forma, todo o investimento em treinamento passa a ter um significado valioso, sendo que há muitos fatores envolvidos quanto ao incentivo de um ambiente próspero e produtivo para aprendizado e desenvolvimento no local de trabalho.
Vale esclarecer que, em se tratando de estratégia de aprendizagem, é preciso levar em consideração que, o que funciona para uma empresa de corte plasma industrial, pode não ser adequada para outro negócio do ramo de venda de jóias, por exemplo.
Sendo assim, você deve entender, sob diversos aspectos, qual o estilo de estratégia de aprendizagem que se encaixa no seu modelo de negócios, assim como identificar métodos de treinamento disponíveis.
O que é uma estratégia de aprendizagem?
Pode-se considerar o desenvolvimento de um plano delineado, em conjunto com uma série de ações recomendadas como uma estratégia de aprendizagem, com o intuito de atingir objetivos específicos.
No campo dos negócios, uma estratégia de aprendizagem exige que os funcionários aprimorem as próprias habilidades e expandam o conhecimento para alcançar o sucesso e serem bem-sucedidos nas funções em que ocupam.
De modo geral, isso acaba por gerar resultados positivos, colocando profissionais na vanguarda dos negócios de uma fábrica de peças para compressor de ar, tudo a partir da estratégia de aprendizagem composta por modalidades específicas, entre as quais:
- EaD (Educação à Distância);
- Guias de usuários;
- Treinamento com instrutores;
- Vídeos de instrução.
Essas, entre outras ferramentas que podem ser empregadas em um programa que reúne uma série de estratégias de aprendizagem, facilitam o ensino e servem como suporte para alcançar metas e objetivos mensuráveis específicos e de forma mais veloz.
3 formas para construir estratégias de aprendizagem
Como líder, gestor ou executivo de sua empresa, é preciso seguir determinadas etapas para construir uma estratégia de aprendizagem que seja satisfatória para todos os envolvidos.
Primeiro, você deve entender que o cerne da sua empresa de automatização industrial são as pessoas, e isso envolve funcionários, parceiros comerciais e os clientes.
Por isso é importante construir uma estratégia de aprendizagem que valorize e apoie as equipes, e os 3 pontos apresentados a seguir podem ajudar a aumentar a moral e a produtividade no ambiente de trabalho.
- Autogerenciamento produz proatividade
Uma empresa pode ser dividida por partes, setores ou departamentos, e é preciso estabelecer que o autogerenciamento pode ser essencial para que cada funcionário possa ser mais proativo e produtivo.
Sendo assim, a cultura organizacional pode promover a exploração de cursos, treinamentos profissionais e webinars direcionados aos funcionários, que leva a melhor colaboração, gestão de tempo, habilidades de comunicação e pensamento estratégico.
Ainda assim, é preciso estar preparado para assumir determinados riscos, mesmo que tudo faça parte de propostas direcionadas aos funcionários em estabelecer uma mentalidade de crescimento em torno da proatividade em uma linha de produção com fábrica de roldanas interno.
Com isso, sua empresa permite que membros de equipe possam apresentar ideias, compartilhar perspectivas e transformar erros em oportunidades, conforme a estratégia de aprendizagem.
- Estrutura de equipe de suporte
Estabelecer uma estratégia de aprendizagem exige uma estrutura de negócios confiável e bem estruturada, inclusive quanto à formalização de equipes de suporte em cada setor produtivo.
Isso significa:
- Apresentar elogios públicos;
- Disponibilizar ferramentas e recursos para tarefas;
- Incentivar funcionários a encontrar oportunidades;
- Praticar a escuta ativa e a empatia;
- Promover sessões regulares de feedback.
A ideia primordial é garantir que, de alguma forma, cada pessoa esteja em sintonia com as outras, mesmo que seja ao apresentar novos projetos para o mercado consumidor, ajudar funcionários a entender as funções, tudo com base em ferramentas e responsabilidade para alcançar o sucesso.
- Trabalho em equipe além das fronteiras
A construção de uma estratégia de aprendizagem pode ser um esforço de grupo e, por isso, todos precisam estar envolvidos ativamente nos processos de implementação de um curso ou treinamento.
Assim, é possível fornecer suporte e cultivar a cultura colaborativa, o que leva a um cenário natural de incentivo à participação e o trabalho em equipe.
Quando as pessoas trabalham juntas em um projeto de scanner odontológico, mas com um campo amplo de visão, a gestão e os valores tornam-se alinhados em uma mesma sintonia, elevando a taxa de sucesso quanto ao alcance de um objetivo comum.
Blocos da estratégia de aprendizagem
A aplicação de uma estratégia de aprendizagem deve ser estabelecida sobre a base de construção apresentada acima.
Posteriormente, é preciso identificar os blocos que servem para transportar, da teoria à prática, a estratégia de aprendizagem.
Para isso, alguns pontos também devem ser estimulados e demandam atenção.
- Crie um ambiente de aprendizagem favorável
O primeiro passo é construir um ambiente de apoio para permitir a aplicação da estratégia de aprendizagem.
Os ambientes de aprendizagem têm as características próprias, entre as quais:
- Abertura a novas ideias;
- Segurança psicológica;
- Tempo de reflexão;
- Valorização das diferenças.
A construção de um ambiente propício para empregar uma estratégia de aprendizagem causa impacto sobre os funcionários, de forma particular, nas equipes e na colaboração entre departamentos.
- Desenvolva práticas e processos concretos de aprendizagem
A estratégia de aprendizagem requer um conjunto definido sobre atividades, etapas e processo, como qualquer outra parte de um plano de negócios.
Os processos envolvem análise de dados existentes, o desenvolvimento de novas habilidades e conhecimentos, e a comunicação em cada etapa para evitar, ou ao menos reduzir, qualquer tipo de erro.
- Adote a liderança que reforce o aprendizado
A estratégia de aprendizagem não acontece da noite para o dia, e nem apenas com exemplos a serem seguidos.
Sendo assim, executivos, líderes e gestores devem dar exemplo e também empregar as ações promovidas junto às equipes, mesmo que seja questionando e ouvindo, de forma ativa, o que os próprios funcionários têm a dizer.
Trata-se de estimular o comportamento relacionado à estratégia de aprendizagem, abrindo um campo de debate e diálogo, que são dois pontos fundamentais para o crescimento de uma organização.
Isso pode fazer com que funcionários não se restrinjam a soluções únicas, mas que possam pensar além dos limites em promover uma loja de mangueira hidráulica junto ao mercado comercial.
Com isso, ao invés de contar com uma força de trabalho que fique restrita a normas existentes, os funcionários podem fazer perguntas críticas, a fim de promover uma discussão ampla para estabelecer limites além do óbvio e promover soluções mais completas.
Por que a estratégia de aprendizagem é importante?
Para responder a essa pergunta, é preciso identificar os vários benefícios que ocorrem em uma organização, a partir do desenvolvimento de uma estratégia de aprendizagem devidamente aplicada. São os principais pontos:
- Aumento da satisfação no trabalho dos funcionários;
- Desenvolvimento de líderes em todos os níveis;
- Maior adaptabilidade em toda a organização;
- Maior produtividade, lucros e eficiência;
- Taxas de rotatividade mais baixas.
Dessa forma, sua empresa desenvolve uma estratégia de aprendizagem que permite uma presença significativa no mercado em que atua, além de torná-la mais competitiva.
Com isso, aumenta a capacidade de reagir, de forma rápida, às diversas condições e cenários que se transformam, como a balança comercial interna e externa, por razões inerentes à própria organização, e com a participação de funcionários.
Quando sua empresa abraça as lições apresentadas em uma estratégia de aprendizagem, do fracasso ao sucesso, ela entende os próprios processos que levam a mais conhecimento, aprimoramento de práticas e maior capacidade de adaptação a adversidades e ao mercado.
A criação de uma base de estratégia de aprendizagem contínua integra colaboradores do alto escalão a parceiros comerciais e fornecedores, levando a uma troca de informações que permite a contribuição de maneira essencial.
Conclusão
Você deve adaptar sua estratégia de aprendizagem junto ao plano de negócios, assim como aproveitar as oportunidades para o desenvolvimento de liderança, bem como a linguagem, os valores e a marca da sua organização.
Identifique, sempre que possível, os recursos necessários, no presente e para o futuro, para desenvolver a estratégia de aprendizagem, e como os funcionários preferem que esse tipo de plano seja aplicado.
Por fim, vale reforçar que nem todas empresas de plataforma elevatória residencial, entre outros, estão em um mesmo patamar de conhecimento, ou possuem técnicas e habilidades para todos os campos de atuação. Por isso, adequar os processos de desenvolvimento.
Inclusive, a estratégia de aprendizagem serve, exatamente, para que cada um possa se adaptar dentro das necessidades e objetivos para que, dessa forma, consiga contribuir com a organização em geral.
Levando em consideração que cada empresa é diferente da outra, o importante é plantar as sementes que permitem proporcionar um ambiente de trabalho mais ágil e eficiente, totalmente preparado para qualquer desafio que será enfrentado.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.