Ter um bom relacionamento com os clientes é uma forma das marcas se destacarem. Pensar em estratégias para reconquistar os clientes inativos é importante e isso pode ser feito por meio de um bom fluxo de reengajamento.
Quando um cliente simplesmente para de interagir com a sua empresa, há várias razões para isso. O importante é saber identificar os motivos e pensar em estratégias para reativar o contato com esses clientes.
Um relacionamento entre cliente e empresa costuma ser dinâmico, ou seja, tem seus altos e baixos e pode parar sem nenhum aviso.
O que são clientes inativos?
Os clientes inativos são pessoas que já compraram algum produto ou tiveram acesso aos serviços de uma empresa, mas passam um tempo sem consumir algo da marca.
Esse período de inatividade não é bom para a empresa, porque pode contribuir para a perda do cliente em definitivo. Deste modo, os negócios precisam fazer um monitoramento constante para entender o número de pessoas que se encaixam nessa categoria, o que motivou isso acontecer e quais estratégias podem ser utilizadas para reverter a situação.
O que é fluxo de reengajamento?
O fluxo de reengajamento pode ser definido como um conjunto de estratégias que visam manter o público certo mais próximo da sua empresa.
O que fazer quando um lead ou um cliente deixam simplesmente de interagir com a sua empresa de kit de emergência ambiental? Isso pode parecer um problema no primeiro momento, mas a situação pode ser revertida com um fluxo de reengajamento.
Esse fluxo pode durar de 3 a 6 meses dependendo do formato que a empresa utilizar, este que pode ser definido conforme a necessidade e objetivo da companhia. Os mais comuns são: e-mail, redes sociais, aplicativos de mensagens ou telefone.
O foco da estratégia é relembrar o cliente, por exemplo, de que em algum momento já houve um relacionamento entre ambas as partes.
O sucesso da estratégia pensada para o fluxo de reengajamento depende muito da organização, ou seja, o fluxo deve ser organizado em etapas bem pensadas, conforme a necessidade da sua empresa de gerador de vapor.
Como criar um fluxo de reengajamento?
Ter informações de como criar um fluxo de reengajamento é importante para pensar neste tipo de estratégia para o seu negócio, independente do segmento.
- Explique o motivo do contato
O lead ou cliente que já abandonou o contato, certamente não lembra do seu negócio. Isto posto, refresque a memória e explique os motivos do seu contato.
Relembrar as necessidades que o cliente tinha no momento em que abandonou o contato é uma boa ideia. Caso o cliente não tenha chegado nesse estágio, busque saber se ele ainda tem interesse na sua marca.
Um detalhe importante é que o fluxo de reengajamento deve ser aplicado somente se o cliente já demonstrou interesse.
- Gere valor
Ao saber mais sobre os interesses de leads e clientes, a equipe pode começar a nutrir o lead com conteúdos úteis.
Durante as trocas de e-mails, por exemplo, é uma excelente oportunidade para segmentar materiais que tenham relação com o perfil do cliente.
Posts do blog, redes sociais e webinars são ótimos exemplos que podem chamar atenção das pessoas que estão em busca de uma escola de dança perto de mim. Aproveite as chances de mostrar que você é uma autoridade no assunto.
- Identifique o motivo da interação ter encerrado
É importante entender as razões que levam o cliente a deixar de interagir e a melhor forma de ter respostas é perguntando e para isso, não tenha medo.
É perguntando que você entenderá as causas e assim pode evitá-las no futuro.
- Se despeça do cliente
Não é sempre que o fluxo de reengajamento dá certo. Se a empresa já enviou uma sequência de e-mails, mas o cliente continua não interagindo, o melhor é se retirar.
A empresa pode enviar um e-mail avisando que encerrará o contato, mas que está à disposição para o momento que o cliente desejar, retomar o contato. Saber encerrar no momento certo é importante para evitar estresse para ambos.
Benefícios do fluxo de reengajamento
Após entender algumas formas de organizar o fluxo de reengajamento, entender alguns benefícios, são formas de implementar para seu projeto preventivo contra incêndio.
- Segmentação do público;
- Identificar clientes nativos;
- Entender melhor as razões da não interação;
- Permite repensar nas formas de abordagem;
- Melhora as propostas.
Pontos negativos do Fluxo de reengajamento
Não entender o conceito e não saber colocar em prática as estratégias de fluxo de reengajamento tem como ponto negativo, você perder potenciais clientes com chances de fechar negócio com a sua marca.
A falta de conhecimento sobre como trabalhar as oportunidades perdidas pode gerar prejuízos para sua empresa.
Deste modo, o fluxo de reengajamento é uma poderosa ferramenta para melhorar o relacionamento com os clientes, trabalhar as oportunidades e assim a sua marca pode ter mais destaque no mercado.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.