Ter uma reputação de marca além do digital é fundamental para as empresas. Em tempos de conexão excessiva, é essencial que uma boa imagem seja transmitida em todos os pontos de contato com os clientes.
O fortalecimento e imagem de uma marca atualmente pode ser o principal responsável pelo sucesso ou fracasso das empresas.
Ou seja, para que uma empresa tenha um impacto positivo diante do mercado e mantenha seus clientes satisfeitos é ideal traçar estratégias para fortalecer a imagem da marca e sua reputação online.
Por isso, neste artigo, exploraremos a reputação da marca, sua importância, os aspectos que compõem a imagem online e algumas ações para fortalecê-la em sua empresa. Confira!
O que é a reputação de marca?
A reputação da marca é a visão que os diferentes públicos têm sobre uma empresa. Ela se trata da opinião do público geral, como de parceiros, consumidores, investidores e funcionários.
Alguns dos fatores que auxiliam as empresas a garantir uma boa reputação são:
• Qualidade na entrega e no pós venda;
• Missão, Visão e Valores claros;
• Um bom atendimento ao cliente;
• Possuir um público-alvo definido.
Por isso, para que, por exemplo, uma empresa de engenharia mecânica tenha sucesso e relevância diante do mercado, é essencial realizar as ações necessárias para melhorar sua reputação no ambiente digital e nos diferentes canais online.
O que é a reputação online?
A reputação online, por sua vez, é o termo utilizado para se referir a forma como as pessoas pensam ou enxergam as marcas nas mídias digitais.
Ao imaginar uma clínica de medicina de trabalho esse conceito pode ser definido por elementos do seu domínio, como é o caso por exemplo das interações que são realizadas e os conteúdos que são postados em suas redes sociais.
A maneira como o público avalia essas interações e conteúdos é essencial para que exista conexão e engajamento.
Muito além de investir na qualidade dos produtos, é necessário que as marcas entendam a importância da sua reputação no mundo real e digital.
Importância da reputação online
O consumidor atual está presente na internet de forma constante. Ou seja, para que as empresas tenham uma boa reputação online e possuam mais insights, é essencial marcar presença no mundo digital.
Por mais que algumas pessoas comprem em lojas físicas, a maior parte do público analisa as informações das empresas em redes sociais e canais digitais.
Por isso, quando se pensa na importância da reputação online, ela está associada a conexão do público com as marcas, as decisões de compra e o comportamento do consumidor.
Sendo assim, para que uma empresa que trabalha com sacolas personalizadas para loja tenha destaque, é importante estar atento ao bem estar dos clientes e o fortalecimento da marca com a reputação online.
Como fortalecer a marca com a reputação online
Ao ter em mente como a reputação da marca impacta no fortalecimento dos negócios, as atenções se voltam às ações necessárias para melhorá-las nos canais digitais.
Para isso, algumas ações internas e externas devem ser realizadas para que as empresas consigam fortalecer os aspectos positivos e lidar com as crises de forma inteligente. Confira!
1 – Priorizar o cliente e o atendimento
Por mais que pareça algo simples, a maior parte do público opta por consumir as empresas que possuem um bom atendimento digital. Ser ágil, eficaz e educado influencia diretamente no fortalecimento da marca.
Por isso, ao imaginar uma empresa que trabalha com instalações elétricas prediais, uma boa dica é priorizar o cliente, possuir respostas personalizadas e agir com transparência nos comentários das redes sociais.
2 – Trabalhar a autoridade da marca
As marcas que são reconhecidas no mercado como autoridade passam mais confiança para os clientes adquirir os seus produtos.
Sendo assim, para que, por exemplo, uma empresa de medicina do trabalho Montes Claros possa ser a referência da região e de todo estado, é essencial produzir conteúdos digitais que sejam educativos, informativos e interessantes.
3 – Treine a equipe de atendimento
Saiba que as ações digitais só tendem a funcionar se as estratégias do off também estiverem alinhadas. Dessa forma, busque treinar as equipes para que eles representem a marca de forma positiva.
Um atendimento bem feito fideliza os clientes e faz com que eles tenham bons motivos para voltar. Além do mais, um bom atendimento também contribui para as avaliações e comentários.
4 – Encoraje os clientes a deixar avaliações
Algumas empresas não estimulam os clientes a realizar avaliações dos produtos e serviços prestados. Desse modo, é importante incentivar essa ação do cliente para que ele conte sua experiência e incentive as pessoas a consumir.
O consumidor deposita confiança na experiência de outras pessoas. Sendo assim, nada melhor, por exemplo, do que estar buscando por um projeto de linha de vida e se deparar com comentários positivos sobre esse sistema de ancoragem.
5 – Monitore a imagem da marca
É essencial acompanhar as menções da marca em diferentes canais digitais. Assim você conseguirá reagir aos comentários com mais agilidade e ter uma noção real de como está a reputação da empresa.
6 – Saiba receber e responder às críticas
As avaliações negativas podem acabar impactando a reputação de uma marca. Portanto, no caso de reclamações e críticas, é importante que a empresa se posicione e se coloque à disposição do público.
Quando uma empresa reconhece as falhas que foram cometidas e se coloca à disposição para resolvê-las se passa uma imagem de responsabilidade e transparência.
7 – Parcerias estratégicas
Firmar parcerias com outras empresas que são referência no mercado podem acabar ajudando a compartilhar credibilidade e alcançar novos públicos.
Independente do segmento, estar por dentro de cases de sucesso que são referência em centro de medição ou em atendimento ao público é um fator chave para o fortalecimento e evolução da marca.
Cases de sucesso com a reputação digital
Ao se tratar do fortalecimento das marcas com a reputação digital, algumas marcas dão show e são referências diante do mercado. Confira alguns exemplos!
Lego
Embora um dos principais pilares da marca seja a qualidade dos produtos, a Lego mostra competência ao se tratar da sua reputação digital e o marketing de conteúdo.
Com filmes, campanhas e parcerias de sucesso, com: Marvel, DC Comics e Nickelodeon. A companhia criou um verdadeiro mundo de conteúdos online e hoje é uma das principais cases de sucesso do mercado.
Nubank
A Nubank é uma das maiores cases de sucesso dos últimos tempos. Focada na interação com seu público e a proximidade da marca com a audiência, a sua reputação é algo admirável.
O atendimento e reputação da marca são alinhados ao seu público jovem, que busca um serviço barato, simples e básico para administrar suas despesas em sua rotina.
Magazine Luiza
Outra empresa que se destacou muito no fortalecimento da sua marca foi a Magazine Luiza. O ponto chave da empresa foi perceber que eles precisavam se comunicar com o público de uma forma direta e humanizada.
Com a criação da personagem Lu, a marca interage e conversa com seus seguidores de uma forma natural, além de participar de comentários e memes que geram engajamento e ainda mais sucesso.
Conclusão
Como foi visto ao longo do texto, a reputação digital de uma marca não está somente em pequenas ações, mas em um trabalho de qualidade desenvolvido de ponta a ponta.
Afinal, as marcas que se destacam e fortalecem sua imagem com a reputação online são aquelas que mergulham no universo do seu público.
Por isso, estruture as ações digitais para que as informações coletadas possam ser transformadas em importantes aliados no fortalecimento da reputação online.