Com novas concepções diante do mercado, o público analisa com mais atenção a forma como as marcas se posicionam e isso reflete na reputação online e em como as empresas têm se conectado com os seus clientes.
O consumidor atual está ligado a tudo que acontece. As pessoas expressam suas experiências sobre os serviços, campanhas e produtos publicamente de uma forma instantânea.
Ou seja, para que uma empresa tenha sucesso e um impacto positivo diante do mercado é essencial ter uma boa reputação online.
Por isso, neste texto, falamos sobre a reputação digital, sua importância, os principais aspectos e algumas dicas para reforçar sua imagem online. Confira!
O que é a Reputação Online?
A reputação online é o termo utilizado para entender como as pessoas se sentem a respeito de uma empresa nas mídias digitais e nos diferentes canais.
Por exemplo, antes de realizar uma compra de pisos polidos, é bem comum pesquisar para fechar o negócio. Com isso, o que geralmente as pessoas fazem é procurar pela reputação online da empresa e desenvolver sua própria impressão.
A maneira como o público consome essas informações é essencial para existir conexão e confiança.
Muito além de cases de sucessos e campanhas impecáveis, o que a reputação online nos diz é que o consumidor deposita confiança na experiência de outras pessoas.
(e posicionamento mais real da marca)
Isso significa que para você, por exemplo, ter uma empresa de controle de pragas de sucesso é essencial considerar a opinião expressa do público.
Importância da reputação online
A importância da reputação online está associada à relação do consumidor com as marcas que acontecem por meio dos canais digitais. Quando as empresas possuem uma boa reputação digital, mais insights e dados valiosos são extraídos.
Com essas informações a disposição, o desenvolvimento de campanhas e produtos fica mais alinhado às necessidades e objetivos do consumidor.
Por isso, quando se pensa em uma empresa que trabalha com sala comercial para alugar é importante estar atento aos comentários e informações que estão divulgadas.
Afinal de contas, responder os comentários que surgem, se antecipar às necessidades dos consumidores e se preocupar com o bem-estar dos clientes tendem a garantir uma boa reputação online aos negócios.
Fatores importantes para a construção da Reputação Online
Para entender os fatores que contribuem para a formação da reputação online e o controle que a sua empresa deve ter sobre cada um deles, é necessário se aprofundar no assunto.
Fatores Internos
Os fatores internos são aqueles que vem de dentro da empresa. Eles compreendem desde o comportamento dos funcionários nas redes sociais até a eficiência das equipes.
Por exemplo, considere uma empresa que trabalha com porta de banheiro. Ao responder os comentários em publicações, investir em divulgação e se posicionar nas ferramentas digitais uma boa reputação online está sendo exercida.
Deste modo, contar com profissionais qualificados que saibam construir uma narrativa coerente sobre o seu negócio é crucial para a reputação e sucesso da empresa.
Fatores Externos
Os fatores externos basicamente são as informações divulgadas no meio digital por clientes, portais de notícias e empresas parceiras.
Estes fatores estão relacionados com a experiência dos consumidores, a qualidade dos serviços e a capacidade da sua marca de entregar os diferenciais que foram prometidos.
Sendo assim, a partir de ações e melhorias internas que visam uma boa experiência dos clientes a reputação online pode ser controlada positivamente.
Entretanto, mesmo em um negócio que aplica boas práticas e se importa com a experiência dos seus clientes, alguns problemas podem ocorrer. Logo, ter uma boa gestão de crises faz com que sua empresa consiga minimizar os impactos negativos.
Impactos negativos de uma Reputação Online ruim
A maior parte das pessoas que inicia seu negócio sonha em ter uma boa reputação online. Por exemplo, o público ao pesquisar a oficina mecânica mais próxima, ele optará por consumir a de melhor imagem digital.
Por outro lado, ter uma reputação online ruim pode ser prejudicial e ter consequências negativas. Sendo elas:
- Perda de oportunidades profissionais;
- Dificuldade na recuperação da reputação;
- Danos a imagem da empresa;
- Consequências financeiras;
- Diminuição da confiança dos clientes.
Ou seja, ter uma reputação ruim pode acabar gerando problemas na imagem digital e até mesmo nas vendas da empresa. Com isso, ser proativo na construção da reputação online e agir com ética e transparência é algo crucial.
Dicas para construir uma boa Reputação Digital
A reputação online das empresas pode ser vista como o cartão de visita, então construí-la de uma forma positiva tende a aproximar o público da sua marca e o impulsionar ao consumo.
Para isso, algumas ações internas e externas devem estar alinhadas para que seja possível a realização das práticas e o monitoramento dos resultados. Vamos lá!
Organize a realização dos conteúdos
Produzir conteúdos relevantes é o que tende a destacar e diferenciar sua empresa diante do mercado. Então no planejamento das postagens, lembre de evidenciar os valores da marca e os objetivos que devem ser alcançados.
Ao imaginar uma empresa que trabalha com tinta epóxi para cerâmica, uma boa dica é por meio de textos, e-books e fotos destacar o acabamento de alta qualidade, a ótima aderência e o feedback dos clientes sobre o produto.
Assuma o controle
Por mais que pareça básico e um passo simples ao pensarmos na reputação digital, é essencial que as empresas possuam seus canais oficiais e sejam ativos.
Então, para a construção de uma boa reputação digital cadastre-se em sites públicos como reclame aqui, crie perfis oficiais no Instagram e em outras redes sociais. Dessa forma, você consegue acompanhar as conversas e opiniões do público.
Monitore as conversas
Por vivermos diante de uma cultura imediatista, o público ao realizar uma reclamação ou possuir uma dúvida nos meios digitais, ele espera receber uma resposta o mais rápido possível.
Usar ferramentas de monitoramento das redes sociais para acompanhar as menções da marca é uma ação estratégica para manter uma reputação digital positiva. Dessa modo, você consegue gerar ações preventivas e se preocupar com a experiência do público.
Acompanhe outras marcas
Acompanhar o desempenho de outras empresas ao se tratar da reputação digital pode ser algo inspirador e motivacional.
Independente do segmento, acompanhar cases de sucesso como de empresas que são referência na venda de balança para refrigeração ou até mesmo bancos digitais, pode ser um fator chave.
Estar por dentro do mercado faz com que a sua empresa aprenda, não cometa os mesmos erros e fique por dentro das novidades do contexto atual.
Valorize o feedback dos clientes
Ao realizar o monitoramento e estar presente nas mídias digitais, sua empresa pode aproveitar os feedbacks e comentários que os clientes realizam.
Não apenas respondendo, mas também coletando essas informações para realizar melhorias nos processos, produtos e serviços da empresa.
Conclusão
Como foi visto ao longo do texto, a forma como as empresas se comportam na internet é essencial para criar uma reputação digital positiva e marcante.
Nos dias de hoje conquistar um bom posicionamento online é fundamental para o sucesso e relevância da empresa no mercado.
Por isso, organize as ações digitais para que os dados e informações coletadas possam ser transformadas em importantes aliados na conversão dos clientes e na reputação online da empresa.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.