Um bom plano de Marketing é o necessário para uma empresa seguir um caminho de sucesso tranquilo e estratégico.
A partir de uma espécie de guia da divulgação dos serviços e cenário de mercado, qualquer marca possui uma visão mais adequada do terreno que ela está pisando, seja para fabricantes de máquinas e equipamentos industriais ou redes de lanchonetes.
São as maneiras de atingir os objetivos, por meio de metas e um desenho geral do que é preciso investir e das mudanças necessárias.
Para saber mais sobre como montar um plano de marketing para empresa, fique conosco no artigo que preparamos e saiba mais.
O que é um plano de Marketing?
Todo tipo de documento com detalhes para guiar o processo de marketing ou campanha de uma empresa é entendido como um plano de Marketing. Sem ele, a empresa navega pelo vazio, com a ausência de prazo e diretrizes claras do que fazer.
O setor de marketing de uma empresa pode ter um plano próprio para o trabalho, mas também investir em algo mais centralizado, como o lançamento de um produto ou os objetivos de uma campanha de peças para compressor de ar, por exemplo.
Com um plano de Marketing bem estruturado, os objetivos de uma empresa podem ser cumpridos com eficiência, sem desespero quanto aos prazos e com a visualização de todos os recursos que serão usados durante um tempo pré-determinado para cada ação.
Cada contexto de uma empresa formula um plano de acordo com a realidade do mercado que ela vive. Assim, não há regras estabelecidas, mas existem modelos interessantes para se seguir. Antes de conhecê-los, vamos compreender a importância de projetá-los.
Qual a importância do plano de Marketing?
A principal importância para formar um plano de Marketing está na eficiência das ações pensadas pela equipe.
Os funcionários até podem escrever postagens para redes sociais, blog posts e lançar um produto, mas sem uma estratégia nem uma visão responsável por guiar todo o processo, com datas e cargos bem distribuídos, as chances de obter sucesso são poucas.
Outro diferencial está no compartilhamento das ações com todo mundo de uma empresa. Quando isso é realizado, todos sentem a necessidade do trabalho, os processos e as tarefas se tornam mais produtivas.
Não somente as estratégias ficam mais claras, como também os indicadores de análises das operações. Cada funcionário fica responsável por uma tarefa e todo o planejamento sai do papel de maneira mais eficiente.
O plano de Marketing não somente proporciona as estratégias e o norte para todos os funcionários, como também tem dados concretos de pesquisas e análises como base para o seu desenvolvimento.
Tal função permite que uma empresa de automatização industrial não trabalhe em cima de achismos, mas sim por meio de informações reais acerca dos cenários enfrentados por ela.
Há também a possibilidade da ocorrência de crises durante o trabalho. O plano de Marketing garante todo o suporte para antecipar as crises e resolvê-las com rapidez e agilidade.
Por fim, a motivação do corpo dos funcionários é constante quando todos sabem para onde ir e como fazer, sendo mais uma base de suporte para o sucesso da empresa.
Como montar um plano de Marketing?
O primeiro passo para o desenvolvimento de um plano de Marketing se concentra na pesquisa de mercado. Você não começa a trabalhar sem conhecer o próprio terreno, ou seja, a sua concorrência e o seu local de atuação.
Em seguida, crie uma persona. Esse termo designa um perfil semi-fictício do seu público-alvo. Essa persona deve ter um nome, idade, hobbies, localização e profissão. Quanto mais dados disponíveis, mais noção você tem sobre com quem você está falando.
Afinal, se você vende Guilhotina industrial, é importante entender como o comprador deste produto pensa, age, se comunica e vive. Dessa forma, você saberá como formar ações para atingi-lo.
Essas ações devem ser planejadas e inseridas dentro de um calendário, onde cada funcionário terá acesso e saberá qual das tarefas ele é o responsável.
As metas e os objetivos devem estar bem traçados dentro desse cronograma. Lembre-se também de pensar em objetivos realistas, de acordo com o seu potencial financeiro e operacional.
Ao seguir os passos mencionados, a confecção de um plano de Marketing se torna muito mais fácil e resta apenas colocar em prática e atingir os objetivos.
Etapas de um plano de Marketing
Para ajudar os gestores durante esse processo tão decisivo, os estudiosos do marketing preparam algumas etapas interessantes de seguir para o início do plano de marketing. Abaixo, separamos esse processo em 3 etapas e explicamos um pouco sobre cada.
Planejamento
Essa etapa consiste em entender como seguir a partir dos dados coletados em uma pesquisa. Como um suporte, há o diagnóstico do marketing, que funciona como auxílio na busca por dados para as soluções.
Também é aqui que algumas ferramentas do marketing podem ser usadas como um estudo de cenário. A principal delas é a análise SWOT. Essas quatro siglas podem ser desmembradas da seguinte forma:
Strengths: forças;
Weakness: fraquezas;
Opportunities : oportunidades;
Threats: ameaças.
Quando a traduzimos, podemos entendê-la como análise FOFA. Ela é responsável pela análise da sua própria empresa e do ambiente que você pertence. Com uma visão geral sobre o cenário, é possível seguir em frente com decisões mais concretas.
As forças são os pontos positivos da sua empresa. A sua indústria é craque na área de Ensaio de dureza? Eis um ponto forte. Veja se a sua concorrência tem algo que bate essa característica e vá listando cada um dos pontos para formar as vantagens.
Da mesma forma, pense nas fraquezas. É importante manter a racionalidade e entender aquilo que precisa ser melhorado dentro do seu ambiente. É falta de parcerias? Investimentos? Quais os obstáculos que precisam ser superados na prática do trabalho?
Com um olhar de fora da empresa, perceba também as oportunidades. Existe algum contexto onde a sua marca pode aproveitar para crescer? Analise com cuidado para não cair em situações difíceis e caras para o desenvolvimento da sua empresa.
No outro lado, existem as ameaças. O resultado da balança comercial é um entrave no momento? Observe tudo externo à sua empresa com o poder de atrapalhar o desenvolvimento e também estude modos de superá-los.
É por meio de uma conversa com a sua equipe, um estudo de campo e uma interpretação geral das situações encontradas pelo caminho que você tem uma análise SWOT completa e um verdadeiro auxílio para a formulação do plano de marketing.
Implementação
É a hora de tirar do papel todas as pesquisas, dados e conclusões da primeira etapa. Comece a pensar em prazos, objetivos, metas e os responsáveis para dar prosseguimento na campanha da sua empresa.
Se existe a análise SWOT como um auxílio no diagnóstico, na implementação quem faz esse papel é a 5W2H. Ela enumera perguntas para serem respondidas durante essa fase. São elas:
What: o quê você quer fazer;
Why: por quê você quer fazer;
Who: quem deve fazer;
Where: onde será feito;
When: quando será feito;
How: como será feito;
How much: quanto custará.
A junção destas perguntas permite uma clareza significante, onde nada é pensado de maneira desorganizada e sem uma ideia exata sobre o assunto a ser resolvido.
Por exemplo, se for preciso a produção de Anéis de segmento para um produto, é preciso ter uma ideia real de como será feita, quem vai fazer, quanto de investimento essa ação vai custar e todos os outros questionamentos enumerados.
Para a realização do 5W2H, faça uma tabela com espaço para a resposta de cada pergunta, onde você poderá visualizar sempre que possível quais são os próximos passos do seu plano.
Como foi possível perceber, essa ferramenta promete uma organização de alto nível, onde todas as peças chaves são encaixadas. Ela pode ser aplicada tanto a nível pessoal quanto nas questões dos funcionários.
No fim, a 5W2H otimiza o tempo de tarefas que demoram muito mais tempo sem uma visão detalhista sobre o projeto e quem deverá realizá-lo. Com isso, outras ações podem ser priorizadas e a equipe caminha com sucesso.
Avaliação
A última etapa do plano de Marketing é a avaliação do que foi realizado. Seja constante nessa revisão, aplique as métricas importantes e, periodicamente, veja o que pode ser alterado para melhorar todo o processo.
Hoje em dia, com o marketing voltado para as ações digitais, essa tarefa se torna muito mais fácil, tendo em vista os dados liberados pelos canais online. No entanto, fique atento para separar o que de fato faz sentido para calcular o sucesso de uma campanha.
Lembre-se que o foco é sempre nas vendas, seja de junta de vedação ou aluguel de hotéis, se o seu plano de Marketing consegue aumentar as suas vendas e espalhar o nome da sua marca pelo mercado, o caminho está correto.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Como montar um plano de Marketing para sua empresa.
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