A Espiral do Silêncio [VIDEO, TEXTO e TEORIA] | Cake Comunicação Digital
Jundiaí-SP
+11 95302-3121
contato@cakecomunicacao.com.br

A Espiral do Silêncio [VIDEO, TEXTO e TEORIA]

Consultoria em Marketing Digital

A Espiral do Silêncio [VIDEO, TEXTO e TEORIA]

Acompanhe o video do professor Olimpio Araújo Junior explicando sobre a Espiral do Silêncio.

Sentindo-se protegidos pelas telas de seus computadores e smartphones, cada vez mais algumas pessoas mostram seu lado mais cruel, atacando, difamando, denegrindo e ironizando postagens de celebridades, youtubers, empresas, marcas e até de pessoas comuns. Esses indivíduos são chamados de “haters”, palavra em inglês que significa ódio, ou nesse caso, a pessoa que tem ódio de alguma coisa. Os haters não são consumidores insatisfeitos ou mesmo pessoas que não concordam com o posicionamento de alguém, eles vão muito além disso. Em geral são pessoas que dedicam seu tempo apenas para criar polêmicas e prejudicar os alvos escolhidos. Atualmente existem até mesmo grupos organizados, que escolhem um determinado alvo e atacam em conjunto com ofensas, criticas negativas e destrutivas. Nesse video o consultor em Marketing Digital Olimpio Araujo Junior explica como combater os haters usando uma técnica muito antiga, a Espiral do Silêncio

Somos seguidores dos conceitos do Gestor de Marketing

SOBRE A TEORIA

A obra original, porém, de autoria da cientista política alemã Elisabeth Noelle-Neumann, permaneceu ausente do mercado editorial e, portanto, do público leitor brasileiro desde a sua primeira publicação, em 1977.

A pesquisa de Noelle-Neumann, no entanto, jamais deixou de ser atual e ainda hoje, em tempos de politicamente correto, acaba descrevendo nossa conturbada sociedade.

Noelle-Neumann propõe neste importante livro, a teoria da espiral do silêncio, uma abordagem fundamental para a análise da relação entre os meios de comunicação e o controle social. Com base na sua teoria, a autora acertou todas as previsões eleitorais na Alemanha.

Partindo da ideia de que a opinião pública pode ser uma forma de controle, o livro converteu-se em uma referência essencial por sua importante contribuição não somente à necessária e contínua construção de uma história da opinião pública, mas também à compreensão do comportamento dos eleitores e o esclarecimento das relações entre o homem moderno e os meios de comunicação.

Este livro é um texto de leitura obrigatória para os cientistas sociais e para todos aqueles que desejam conhecer um pouco mais o papel da opinião pública na sociedade contemporânea. Nesta obra, Noelle-Neumann estuda a opinião pública como uma forma de controle social no qual os indivíduos adaptam seu comportamento às atitudes predominantes sobre o que é ou não aceitável.

Sobre a autora

Elisabeth Noelle-Neumann (Berlim, 1916 – Allensbach, 2010) foi reconhecida cientista política alemã. Professora emérita da Universidade de Mainz, teve como contribuição mais famosa o modelo da espiral do silêncio, teoria sobre como a percepção da opinião pública pode influenciar no comportamento do indivíduo.

Estudou filosofia, história, jornalismo e estudos americanos na Universidade Friedrich Wilhem e na Universidade de Königsberg Albertina. Em 1940, doutorou-se na Universidade de Missouri, se especializando em opinião pública.

Durante a década de 1940, trabalhou para o periódico Das Reich e o Frankfurter Zeitung. Em 1947, junto de seu primeiro marido Erich Peter Neumann, fundou a organização de opinião pública Institut für Demoskopie Allensbach.

De 1964 a 1983, permaneceu como docente da universidade Johannes Gutenberg de Maguncia, e até 1991, foi professora convidada da Universidade de Chicago.

Agradecimento ao site:
http://estudosnacionais.com/produto/campanha-livro-a-espiral-silencio/

http://estudosnacionais.com/produto/campanha-livro-a-espiral-silencio/

Na Internet:

Resultado de imagem para espiral do silencio no marketing

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.