Jovem transforma R$10 mil em 4 milhões com bolsas masculinas de couro.
Hoje eu vou te contar a história de Igor Gaelzer, um empreendedor gaúcho que está fazendo bastante sucesso não só no interior do Rio Grande do Sul, onde nasceu, mas no Brasil inteiro. Se você é homem, existe até uma boa chance de já ter ouvido falar sobre a empresa desse cara que só tem 29 anos.
A Nordweg, uma marca de malas e bolsas masculinas em couro, foi fundada por Igor em uma cidadezinha com menos de 6 mil habitantes, a 80 km de Porto Alegre, chamada Picada Café. Jajá vou falar um pouco mais sobre como o clima pacato da cidade está influenciando os rumos dessa empresa…
Antes disso, quero te contar sobre como essa história toda começou… Tenho certeza que você vai se identificar.
Nordweg: o Começo de Tudo
Apesar da pouca idade, não é de hoje que Gaelzer conhece bastante sobre couro: ainda criança ele ajudava seus pais na fábrica de bolsas da família…
Já mais velho, em 2007, apareceu a vontade de empreender e usar seu suor e energia para revolucionar o negócio (e os lucros) da família. Sua ideia? Vender mochilas e acessórios masculinos.
“As pessoas estavam começando a usar notebook, máquina fotográfica, smartphone, elas iam precisar de um lugar para guardar essas coisas”, relembrou o empreendedor ao site “Projeto Draft” (link completo para a entrevista no final do texto).
Como um jovem de 19 anos nem sempre desperta tanta segurança nos pais, o primeiro pedido foi negado pela família. Igor conta que, na época, eles alegaram que o negócio era arriscado: “Me disseram que marca masculina não vendia, que homem não gastava dinheiro com bolsa e que não iria dar certo”.
O empreendedor não desistiu… Retomou o planejamento e chegou a uma segunda proposta que, dessa vez, foi aceita: ele investiria 10 mil reais para criar uma nova marca e testar novos produtos. Se desse certo, ficaria com apenas uma porcentagem dos lucros.
Os dias foram se passando e a Nordweg se mostrou um excelente negócio que tinha tudo para melhorar a realidade financeira da família Gaelzer. Dois anos depois, em 2009, resolveu criar um ecommerce e o faturamento finalmente explodiu.
Alavancagem com as Vendas Pela Internet
Assim como eu sempre aconselho que todos os micro e pequenos empresário façam, Igor não começou a construir a sua presença online logo com uma loja virtual. Primeiro ele focou sua energia nas redes sociais. Depois disso, tratou de criar um site de venda direta para lojistas de todo o país e, por fim, veio o site voltado aos consumidores.
Podendo agora fazer negócios com o país inteiro, as vendas começaram a bombar… Atualmente, cerca de mil produtos são vendidos por mês pela Nordweg na internet.
“Desde que começamos a vender pela internet, nosso faturamento praticamente dobra todos os anos. Em 2016 crescemos 110%”, contou ao Projeto Draft.
Com o sucesso, a Nordweg tem, atualmente, 90 mil acessos por mês na loja virtual, faturou R$4 milhões em 2016 e já é responsável por quase 100% da produção total da fábrica da família.
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Quanto ao Igor, ele modernizou os negócios dos Gaelzer (que não eram lá muito tecnológicos), se tornou sócio dos pais e deixa, pra você, duas lições importantes:
Seu Negócio Precisa de Diferenciais
O primeiro ponto é que, se você quer conquistar clientes, precisa oferecer motivos para que eles comprem de você e não da concorrência.
No caso da Nordweg, por exemplo, um dos diferenciais mais fortes da marca é a garantia vitalícia, que comprova toda a qualidade de cada produto que sai da fábrica em Picada Café.
Igor conta hoje, com orgulho, que foi contra tudo e contra todos, decidindo oferecer esse diferencial para os clientes. “No início ninguém acreditava que dar garantia vitalícia era um bom negócio. Meus pais não queriam e os lojistas também não”, diz.
Mesmo assim o empreendedor foi em frente e, segundo o que ele mesmo diz, sentiu, logo que começou a vender online, que os clientes valorizavam demais aquela garantia.
Você Não Precisa Estar em uma Grande Cidade
A segunda lição tem a ver com uma desculpa muito comum que as pessoas dão quando estão com medo de dar a cara a tapa e fazer um negócio sair do papel: “Ah, mas vender na internet só funciona quando você mora em capitais”.
Não é verdade… E a Nordweg prova isso melhor do que qualquer outra empresa.
Além de estar em uma cidadezinha pequena da Serra Gaúcha, o QG da marca ainda fica longe do centro do município. Lá funcionam sede administrativa, sede financeira, showroom e fábrica.
Não importa se você mora em São Paulo, Acre ou Picada Café… Quem quer fazer, vai lá e faz.
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