Um dos principais desafios de uma marca, no marketing digital, é transformar os visitantes de seu site em leads e, consequentemente, em clientes. A nutrição de leads é uma ação de vital importância, uma vez que contribui e muito no processo de atrair novos compradores.
Transformar leads em clientes não é exatamente uma tarefa complexa, mas requer muita dedicação. É preciso identificar as necessidades das pessoas que acessam o site e agrupá-las por interesses em comum, a fim de manter com elas um diálogo que respeite a etapa do processo de compra em que elas se encontram. O conteúdo divulgado deve estar em sintonia com suas vontades e buscas, isto é, deve estar o mais próximo possível de suas intenções em relação à marca.
É preciso identificar as necessidades das pessoas que acessam o site e agrupá-las por interesses em comum, a fim de manter com elas um diálogo que respeite a etapa do processo de compra em que elas se encontram.
Lembre-se: quanto mais segmentado estiver o seu público, mais fácil será a conversa com ele. Personalize cada grupo de leads para que o conteúdo enviado esteja de acordo com o que esses contatos, verdadeiramente, buscam no seu negócio.
Em qual etapa do funil de vendas os leads estão?
Esta pergunta deve ser feita constantemente. Antes mesmo de iniciar o diálogo com os leads, é fundamental saber quais são as suas reais intenções com a marca que desperta neles algum interesse. É isso o que vai determinar, inclusive, que tipo de conteúdo é adequado para cada grupo de leads, de modo que esses potenciais clientes sintam-se motivados a avançar um pouco mais no funil de vendas.
As conversões têm mais chances de acontecer quando o lead recebe o conteúdo certo na hora certa. É preciso respeitar o tempo dessas pessoas para que a decisão de compra aconteça na melhor hora e da forma mais natural possível.
Quanto mais específico for o conteúdo produzido para um grupo de lead, mais conversões têm chance de acontecer. Vale dizer que as call to action são grandes aliadas das empresas nesse processo, uma vez que mostram em que etapa do funil de vendas os leads estão. Além disso, elas também representam uma importante porta de acesso à conversão, facilitando, deste modo, a vida de quem está disposto a realizar uma compra.
Monitoramento constante
Acompanhe sempre os leads. Quanto mais você e sua empresa souberem onde eles estão dentro do funil de vendas, mais precisa será a abordagem que culminará no aumento das conversões.