Cake Comunicação Digital
  • Home
  • Serviços
    • Consultoria e Assessoria
    • HOSTING | Hospedagem de sites
    • SOCIAL MEDIA | Redes Sociais
    • WEB DESIGN | Desenvolvimento de Sites
    • ADS | Links Patrocinados
    • SEO | Posicionamento
    • BRANDING | Logotipos e Identidade Visual
    • Inteligência Articial
    • OTIMIZAÇÃO DE SEGURANÇA
    • Marketing de Geolocalização
    • Serviço de Copywriting
    • Creators
    • Overview | Mentoria
    • Campanha
  • Sobre nós
    • Portfolio
  • AFILIADOS
    • Omie
    • CONNECT VENDAS
  • Blog
  • Contato
    • Trabalhe Conosco
Blog, Busca Organica, Dicas, Marketing de Conteúdo, SEO

O que significa MVP (Mínimo produto viável)

O que significa MVP (Mínimo produto viável)
Blog, Busca Organica, Dicas, Marketing de Conteúdo, SEO

MVP – mínimo produto viável

O MVP ajuda os empreendedores a iniciar o processo de aprendizagem e a percorrer o ciclo construir-medir-aprender de feedback o mais rápido possível com o menor esforço possível.
🎯
O seu objetivo é validar ou invadir as hipóteses fundamentais do negócio.
💡
#marketing #startup #cakecomunicacao #nuvem #negócios #Jundiaí #redessociais #gestão

Pesquisamos o site da Resultados Digitais onde disponibilizamos o conteúdo.


MVP: como usar esse conceito para validar uma idéia e crescer utilizando o feedback do mercado

O raciocínio é simples: testar o potencial de um projeto antes de investir muito dinheiro nele

Então você teve uma grande ideia e quer empreender, certo?

Uma das metodologias mais conhecidas para o desenvolvimento de produtos e serviços é a do Mínimo Produto Viável, criada no berço do empreendedorismo e exposta junto ao conceito de lean startup.

A ideia é simples: validar o potencial de uma ideia antes de investir muito dinheiro nela.

Porém, a execução desse conceito talvez seja o principal desafio para os criadores de produtos e serviços. O que é perfeitamente compreensível: atire a primeira pedra quem nunca se empolgou com uma boa ideia e quis lançá-la da melhor forma possível!

Conceitualmente, um MVP (Minimum Viable Product) é construir a versão mais simples e enxuta de um produto (ou parte dele), empregando o mínimo de recursos (tempo e dinheiro) possíveis para entregar a principal proposta de valor da ideia.

O objetivo deste post é mostrar por que e como implementar o conceito de Mínimo Produto Viável na sua empresa (ou até mesmo na sua vida/projeto) e algumas dicas práticas para você maximizar os seus recursos.

Por que você deve considerar o conceito de MVP?

A origem do MVP vai ao encontro do conceito Lean, amplamente utilizado por gigantes dos negócios como a Apple e o Facebook em suas escaladas de crescimento. A ideia central consiste em otimizar o uso dos recursos de forma a garantir a maximização do retorno. O MVP se encaixa nesse contexto como método para validar o retorno de determinado investimento, mesmo antes de o produto estar completamente finalizado.

A tática consiste em basicamente usar criatividade e raciocínio para criar uma versão simplificada do que você pretende comercializar e testar a receptividade do seu produto no mercado. A partir do feedback recebido, você deve desenvolver as suas hipóteses sobre como a sua ideia atende aquela demanda.

O Growth Hacking é uma metodologia que se apoia muito nesse conceito. Os experimentos equivalem aos MVPs e são implementados (onde ocorre o real investimento) somente quando sabemos que o resultado é positivo. Muitas vezes até testamos diversas versões do MVP antes de adotar a real solução.

Para saber mais, confira nosso e-Book Growth Hacking: o guia definitivo da teoria à prática

Imagine um modelo de negócio para um food truck de comida mexicana. Com toda a ideia no papel, temos duas opções para começar o negócio:

  1. Investir no desenvolvimento do melhor truck possível, personalizado e que permita entregar os melhores burritos quentinhos em todos os cantos da cidade;
  2. Investir somente no desenvolvimento do produto principal (a sua receita de burrito), encher o porta mala do seu carro com eles e tentar vender em alguns pontos da cidade.

Note que a principal proposta de valor do food truck está presente no MVP: oferecer burrito onde você quiser (ou onde a demanda estiver).

Para qualquer empreitada, podemos ter resultados bons ou ruins e em diferentes proporções. Considerando os três cenários abaixo como possíveis, vejamos o que acontece em cada um deles quando implementamos o MVP ou o produto final:

No mundo dos negócios é raro acertar o alvo na primeira tentativa e colocar todos os seus recursos em um palpite é bastante arriscado.

No exemplo do food truck mexicano, o conceito de MVP validou se a ideia realmente tinha potencial por meio de feedbacks reais do mercado. O uso do conceito tornou a relação de retorno sobre investimento em um food truck de burritos muito mais consciente, estruturada e previsível.

3 passos simples para criar e melhorar seus MVPs

  1. Definir a proposta de valor
  2. Testar a resposta do mercado
  3. Operar

Primeiro passo: defina qual é a proposta de valor

Todo modelo de negócio começa com a hipótese de que determinada proposta de valor atrairá a atenção do mercado e gerará receita a ponto de obter lucro. Em outras palavras, a proposta de valor é o principal output do seu produto ou serviço para o usuário.

Aspectos que tornam essa oferta ainda mais atrativa ou complementam o produto são, vistos como secundários nesse momento.

Pense qual é a proposta de valor do seu negócio. A imagem abaixo é um ótimo exemplo de como fazer isso:

Segundo passo: teste a resposta do mercado

Após desenvolver um MVP que contemple a proposta de valor, é hora de entender o interesse do mercado no produto a ponto de justificar o investimento.

Existem muitas formas de validar a ideia. Uma delas é fazer um teste alpha, que consiste em lançar o produto ou serviço para um público controlado. Já no teste beta, divulga-se o MVP para o público geral.

No exemplo do food truck, fizemos os testes nos lugares onde pretendíamos vender com o truck, ou seja, realizamos um lançamento geral.

Atenção: os lançamentos controlados são mais indicados para soluções que podem apresentar problemas inesperados caso haja muita demanda. É o caso do mercado de softwares.

Nesse passo, precisamos fazer duas coisas com maestria:

  1. Entender o nível de receptividade do público para a sua proposta de valor
  2. Aprender quais são os principais pontos de melhoria que podem/devem ser considerados para aumentar os resultados

Terceiro passo: a Interação

Após o teste do MVP, é chegada a hora de interpretar os feedbacks recebidos.

Nem tudo o que o usuário diz faz real sentido para o seu modelo de negócio, mas ainda assim o mercado é a melhor forma de testar o seu modelo de negócio.

Antes de realizar o investimento, avalie se a sua hipótese precisa de mais testes e priorize o que realmente faz sentido para a construção de valor da sua proposta.

Caso sua percepção seja positiva, avance na direção do produto final. Caso contrário, use seus aprendizados para formular um nova hipótese e alinhar a sua proposta de valor com as aspirações do mercado.

5 dicas para criar um MVP

  1. Foque na proposta de valor central e na criação da hipótese. É ela quem ditará, de fato, o nível de demanda da sua solução.
  2. Faça benchmarking para encontrar atalhos. Aprender com os erros dos outros é sempre mais barato e economiza muito tempo de desenvolvimento.
  3. Antes de testar qualquer MVP, saiba o que é um resultado bom ou ruim e como medi-lo. Caso não seja possível, repense a forma de validar a tração junto ao mercado.
  4. Aplique o seu MVP a um contexto realista. Usar seus amigos e família como representações do mercado costuma enviesar drasticamente os dados e pode motivar decisões equivocadas.
  5. É sempre interessante criar métricas para o seu negócio. Elas fornecerão os aprendizados necessários para você replicar acertos e evitar erros.

Para finalizar

O conceito de MVP nasceu no contexto de startups, principalmente de tecnologia, mas a linha de raciocínio é aplicável a praticamente todos os projetos.

Você pode colocar essa metodologia em prática desde a construção de empresas até relacionamentos e basear o seu investimento no feedback dos consumidores.

A grande dificuldade é saber eliminar aspectos que muitas vezes queremos fazer, mas que ainda não provaram ter funcionalidade e retorno.

Além do MVP, o Marketing Digital é uma boa estratégia para ser usada no desenvolvimento de negócios. Para saber mais sobre o assunto, confira nosso eBook Marketing Digital para Empreendedores, disponível também em áudio.

FONTE:
https://resultadosdigitais.com.br/blog/mvp-minimo-produto-viavel/

O que é MVP? | Academia 360

Relacionado

atendimento consultoria Conteúdo dicas Inbound Marketing logotipo MVP tecnologia

Artigo anteriorUma breve descrição sobre Inteligência artificial da OpenAIPróximo artigo Como montar um plano de Marketing para sua empresa.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Manus AI: Um Novo Paradigma em Assistência Virtual para Profissionais e Criadoresabril 26, 2025
Invisível para as IAs, Invisível para o Mundo: Por que sua Empresa Precisa de Presença Digitalabril 24, 2025
China apresenta avanço inédito em computação quântica com o superprocessador Zuchongzhi-3abril 7, 2025

Tags

#RELEVANCIADOSITE #SEO #SITE Agronegocio agrotech atendimento B2B B2C blog branding busca organica chatbots CMS consultoria Conteúdo Desenvolvimento de site design dicas Ecommerce Empresas Facebook google Google Analytics IA Inbound Marketing Inteligência Artificial LGPD links patrocinados logotipo logotipos MailChimp Marketing marketing digital MVP negócios Oceano Azul posicionamento ROI saude SEO São Jose dos Campos tecnologia trafego organico Whatsapp wordpress

QUEM SOMOS

A CAKE COMUNICAÇÃO DIGITAL atua de forma dinâmica no desenvolvimento e consultoria de marketing digital, com soluções que visam a ampliação dos resultados de empresas de todos os segmentos.
Nossa missão é ajudar nossos clientes a gerar negócios pela Internet.
Responsabilidade Social 

CONTATO

Av. Dr. Eloy Chaves, 178
Ponte São João
Jundiai-SP
11 95302- 3121
contato@cakecomunicacao.com.br
Segunda à Sexta das 08:00 às 20:00
Sábados das 09:00 às 14:00
Online 24hs

Palavras-Chave

#RELEVANCIADOSITE #SEO #SITE Agronegocio agrotech atendimento B2B B2C blog branding busca organica chatbots CMS consultoria Conteúdo Desenvolvimento de site design dicas Ecommerce Empresas Facebook google Google Analytics IA Inbound Marketing Inteligência Artificial LGPD links patrocinados logotipo logotipos MailChimp Marketing marketing digital MVP negócios Oceano Azul posicionamento ROI saude SEO São Jose dos Campos tecnologia trafego organico Whatsapp wordpress
Desenvolvido por Cake Comunicação Digital | Elementor RIFE

WhatsApp us