O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais usadas para atrair novos visitantes e futuros clientes de uma empresa.
Esse tipo de ferramenta tem o potencial de cobrir diversos nichos.
Com isso, desde uma hamburgueria na Zona Leste até um brechó de roupas para bebês no centro podem desfrutar dos benefícios que envolvem esse método. Da mesma forma, uma loja de brinquedos na Zona Norte também consegue.
Isso porque o marketing de conteúdo é uma estratégia de baixo investimento e com bastante retorno, devido ao fato de ser praticada principalmente pela internet, onde milhões de pessoas possuem acesso e usam diariamente.
Para ajudar você a entender como o marketing de conteúdo pode gerar bons resultados no seu e-commerce, seja ele de uma empresa de cabeamento de rede ou uma loja de artigos domésticos, preparamos um conteúdo especial sobre o assunto. Confira!
O que é marketing de conteúdo?
Com foco na entrega de material rico e relevante para o público-alvo, o marketing de conteúdo é uma estratégia de divulgação e fortalecimento da marca que privilegia o valor dos conteúdos, e menos a venda do produto em si.
Dessa forma, a empresa produz diversos tipos de conteúdos para conquistar o seu público, de acordo com os assuntos, interesses e preocupações da persona.
Existe também a publicação dentro dos canais em que os possíveis usuários e interessados nos produtos mais frequentam. E o compartilhamento do material, para atingir cada vez mais pessoas.
O marketing de conteúdo se diferencia do modelo tradicional de marketing, onde era comum a veiculação de ofertas de produtos com preços e promoções na televisão, rádio e outdoors.
Os tempos mudaram e o público mudou com ele. Assim, faz mais sentido a produção de um artigo sobre os diversos tipos de portas do que entregar diretamente o panfleto sobre porta de ACM preço para o consumidor.
Entre os tipos de conteúdo possíveis de serem produzidos por uma marca a fim de impactar o seu público, podemos mencionar:
- Podcasts;
- Artigos de texto;
- Vídeos;
- E-books;
- Listas de recomendações;
- Webinars.
O principal, acima de tudo, é entregar um conteúdo relevante e valioso para a persona, ou seja, o seu público-alvo.
Dessa forma, é criada uma mensagem sobre a sua marca e uma forte conexão, para que em um breve momento, o visitante se transforme em cliente e faça uma compra.
O que é SEO?
O SEO é a sigla para Search Engine Optimization, em português, Otimização para Mecanismos de Busca.
Consiste em todas as tarefas e itens que fazem o conteúdo ou endereço de um site chegar até o público nas primeiras páginas dos buscadores.
Com a aplicação do SEO, os buscadores leem o seu conteúdo e ele aparecerá rapidamente para os usuários à procura do tema publicado pelo seu site.
Em uma loja do tipo e-commerce, um despachante online, por exemplo, consegue trabalhar o SEO de forma qualificada, sendo fundamental ao considerar o tráfego orgânico envolvido no processo.
Em outras palavras, você gasta menos com anúncios pagos e recebe mais cliques naturais vindos dos mecanismos de uma pesquisa.
O marketing de conteúdo também pode ajudar dentro dos objetivos do SEO e do e-commerce. Confira abaixo um pouco mais sobre esse assunto.
Melhore o SEO do seu e-commerce com o marketing de conteúdo
Se o SEO é o responsável por manter o seu site no topo, o marketing de conteúdo é outro aliado desse processo.
Ao entregar material de interesse da sua persona, mais cliques serão feitos e mais acessos o seu site terá.
Para atingir esse elo, é necessário investir em produção de conteúdo de qualidade que ajude na jornada de compra dos seus clientes.
No exemplo de um e-commerce de uma oficina automotiva, uma alternativa é publicar conteúdos sobre as principais funções das peças de um carro, por exemplo.
Outra ideia é diversificar os modelos de conteúdo. Faça um texto caprichado sobre o assunto, mas também um e-book ou um podcast.
Com o intuito de alcançar os cliques e se manter no topo com os conteúdos, as pautas devem atingir as preocupações do público-alvo e apresentar soluções para os diversos problemas enfrentados pelo seu futuro cliente.
Mas lembre-se: os dois recursos devem ser feitos juntos. Tenha as palavras-chaves da estratégia de otimização como base para os materiais a serem produzidos.
Aumente o tráfego e as vendas do seu e-commerce com o marketing de conteúdo
Agora que você sabe o significado do marketing de conteúdo e a importância de ter um SEO alinhado com esse modelo de marketing. Agora é o momento de entender como aumentar o uso para o crescimento do seu e-commerce.
Separamos 6 dicas fundamentais para inserir no processo de aumento de tráfego e venda do seu e-commerce com o auxílio do marketing de conteúdo.
- Conheça a sua persona
A preocupação principal do seu conteúdo deve ser a sua persona. Isto é, seu cliente ideal. Na prática se trata de uma estratégia com perfil fíctio contendo nome, idade, interesses, profissão, sexo, localidade, e muito mais. Esses são dados que vão ajudar a compor os temas dos seus conteúdos.
Isso porque você vai usar os materiais para conversar com o seu público e atingi-lo diretamente nas preocupações e necessidades que o envolvem.
E a persona vai além: ela pode ajudar a decidir campanhas específicas, o design do site, a linguagem a ser usada nos textos, formas de pagamento, entre diversos outros itens que compõem a sua presença digital.
Quando você entende a sua persona, mais fácil fica de alcançá-la nos mecanismos de pesquisa, pois ela estará indo atrás justamente do conteúdo que circula o mundo dela e os interesses.
Tudo isso é fundamental para um e-commerce, de qualquer tipo, desde um serviço de laudo tecnico eletrico online até para uma loja de roupas usadas.
- Tenha um blog para seu e-commerce
Não basta apenas ter o site principal do seu e-commerce. Para atingir um público ainda maior, é preciso ter um blog. Este é o local onde os materiais do marketing de conteúdo serão postados, impulsionados e encontrados pelo público.
Ao investir em um blog, cujo endereço e domínio muitas vezes é gratuito, você aumenta a visibilidade da sua marca, atingindo primeiramente o interesse e atenção do seu visitante e, futuramente, a decisão de compra dele.
Do mesmo modo, é possível aproximar o seu público ainda mais do seu conteúdo, por meio dos comentários ou seções de tira-dúvidas.
Com relação ao SEO, é a principal ferramenta para atrair tráfego orgânico.
Quando o seu conteúdo é publicado dentro do blog, a pessoa pesquisa pela palavra-chave no buscador, inserida geralmente no título da página e, assim, movimenta o seu tráfego.
Por fim, para estudo de dados da sua persona, o blog é capaz de fornecer informações sobre origem, horários de acesso, de quais locais o leitor teve acesso e muito mais.
- Faça um planejamento das publicações
Um marketing de conteúdo sem atividade periódica não consegue atingir o público interessado.
Para tanto, é fundamental planejar anteriormente as suas publicações, não importa em quais canais digitais elas serão postadas.
A frequência e a diversificação é fundamental para manter o seu público interessado e fazê-lo passar mais tempo na página, seja ela sobre conserto de forno industrial ou venda de celulares.
Com um calendário mensal ou semanal, você consegue decidir as pautas, palavras-chaves e temas muito antes delas irem para o ar.
Dessa forma, também sobra tempo para priorizar outras tarefas e investimento dentro da sua companhia. Também é interessante usar datas comemorativas para pensar nos temas do post.
- Use as redes sociais
As redes sociais são os canais digitais nos quais os usuários de internet passam mais tempo. Seguindo esse caminho, é essencial ter perfis nas principais redes sociais para gerar tráfego para o seu blog e e-commerce.
Você pode criar postagens específicas para as redes sociais ou compartilhar trechos de conteúdos do seu blog dentro dos canais.
Por exemplo, uma pessoa pode navegar por uma rede social, visualizar a postagem do perfil de um laudo de SPDA e se interessar pelo conteúdo.
Consequentemente, há o clique e a leitura do blog ou acesso para um e-commerce, aumentando o tráfego e a otimização.
A sua empresa não precisa estar em todas as redes sociais, mas sim procurar por aquelas que são mais acessadas pela sua persona. As principais são:
- Twitter;
- Instagram;
- Facebook;
- Linkedin;
- Pinterest;
- Tik tok.
Cada uma possui uma abordagem diferente para as publicações.
Assim, é preciso se adaptar para alcançar cada vez mais pessoas, aumentar a visibilidade da marca e ganhar autoridade no mercado.
- Invista no e-mail marketing
O e-mail marketing consiste em uma forma de marketing de conteúdo com foco no envio de materiais ricos e relevantes diretamente para o e-mail da sua persona.
Ele tem início após a transformação do usuário em lead. Ou seja, quando ele passa informações para a empresa em troca de algum material de importância para ele.
Assim, você obtém dados como nome, profissão, idade e e-mail do visitante.
As possibilidades são diversas, desde vistoria veicular Minas Gerais até comentários sobre novidades em tecnologia.
- Coloque imagens e vídeos de qualidade
Por último, quando o seu conteúdo for do tipo multimídia, colocar imagens de qualidade e vídeos bem produzidos é útil tanto para manter a atenção do leitor, quanto para o alcance do SEO.
Sobretudo quando se fala do Google Imagens, onde muitos usuários fazem suas pesquisas. Os resultados podem indicar um post da sua página, provocando o clique e, em seguida, a leitura.
Do mesmo modo, para o marketing de conteúdo de e-commerces, com foco em venda de produtos, fotografar os itens com boa iluminação e captando detalhes deve ser um passo sempre presente durante a estratégia.