A Cake comunicação digital implementa a ferramenta Mailchimp como parte do processo de Consultoria sendo a melhor ferramenta de E-mail Marketing GRATUITA do momento.
Veja esse belo artigo da Pluga para a ultização dessa ferramenta.
Uma das melhores plataformas de envio de e-mail marketing! Saiba como funciona MailChimp, criar conta e integrar com outras ferramentasO MailChimp é uma das melhores plataformas para o envio de Email Marketing. Ela é uma ferramenta muito simples de usar e rápida de configurar. E, para quem está empreendendo, o entendimento rápido de como funciona MailChimp pode ser uma vantagem incrível! Tempo é rei e quanto mais trabalho manual você delegar para ferramentas de automação, como é o caso do Mailchimp, melhor para a sua empresa!
Um ponto muito a favor do Mailchimp é a facilidade que a ferramenta permite para criação dos seus templates de email marketing. Você pode usar desde modelos criados pelo time de design deles ou então, caso tenha intimidade com Photoshop, HTML e CSS, você pode criar seus emails do zero e deixá-los do jeito que quiser.
Além das campanhas, você pode configurar fluxos de emails automáticos, com diferentes regras de negócio, para facilitar o seu contato com os clientes.
Veja também: Qual a importância do email Marketing?
Como funciona MailChimp na Pluga
O MailChimp, na Pluga, está conectado a uma série de ferramentas, como por exemplo PagSeguro, Moip, Pagar.me, Iugu, Stripe, Typeform, entre outras!
Ficou interessado? Então continue acompanhando e descubra como funciona MailChimp, a integração no passo a passo. E, para este exemplo, vamos mostrar a automatização do Typeform > Mailchimp, que é o seguinte: “A cada nova resposta no Typeform, cadastrar o usuário em uma lista do MailChimp“.
MailChimp: como funciona na Pluga, passo a passo
Passo 1: como ter uma conta no MailChimp
(caso não tenha, explicamos abaixo 👇 como criar, se você já tem, pule para a próxima parte).
Criando uma conta no MailChimp
Após definir o login e senha que irá utilizar você vai perceber que no MailChimp você sempre começa criando uma conta grátis.
Eles não permitem que você comece com uma conta paga de imediato porque querem se certificar de que sua conta será configurada e usada corretamente e não vai ser mais um dos muitos canais de spam.
Nas suas configurações de conta você pode ver para quantas pessoas você enviou email esse mês.
O plano gratuito do MailChimp é bastante generoso para empresas que estão começando. Você consegue cadastrar até 2.000 usuários na sua conta e distribuí-los em quantas listas quiser. E pode enviar até 12.000 emails por mês para esses cadastrados.
Passo 2: autorizar acesso à ambas ferramentas
(via chave de API ou OAuth), caso já tenha autorizado antes é só prosseguir.
Se você não souber onde encontrar a sua chave de API, disponibilizamos um link 👇, para ajudá-lo a encontrar, bem facinho.
Passo 3: escolher as informações que você quer passar para o MailChimp (preste BASTANTE ATENÇÃO nessa etapa) 👀
Fique tranquilo, vamos detalhar passo a passo 🙌
Passo 4: Configurando na Pluga
Antes de tudo, veja o vídeo abaixo. Agora, como você pode ver nos campos avançados (adicionais) da automatização, escolha quais as informações do seu formulário que serão enviadas para o MailChimp cadastrando junto com o e-mail do usuário, que no caso eu escolhi as que estão marcadas com os números 1, 2 e 3. Simples assim. Agora, que coisa é essa de 0, 1, 2 e 3?
Vamos então para o próximo passo e como funciona MailChimp na Pluga… 👌
Passo 5: Configurando sua lista do MailChimp
Primeiro, entre na lista que você escolheu na sua automatização, clique em Settings > depois em List fields and *|MERGE|* tags.
Boa! Está na hora de adicionar os campos que selecionamos na automatização para que sejam inseridos do formulário do Typeform no usuário no Mailchimp.
Lembra dos números 0, 1, 2 e 3 que eu mencionei lá no 1º passo? Então, primeiro de tudo, o 0 é o e-mail que é padrão, então esquece ele! 🙂 Os outros são as *|MERGE|* tags que vamos inserir aqui, na ordem que foram inseridas na automatização.
That’s it my friend! 👏👍 Agora é só correr para o abraço 🏃. Qualquer dúvida que tenha permanecido ou se não funcionou, pode falar conosco por nossos canais de atendimento, que estamos super disponíveis para te ajudar.
Agora é só para quem não sabe como funciona MailChimp!
Se você entendeu tudo acima pode parar por aqui! Agora se ficou boiando em alguma coisa então vamos começar do começo. =)
Começando a usar
O MailChimp é muito bom em ajudar os pequenos negócios a começarem a usar a sua ferramenta. No seu dashboard você consegue entender o passo a passo bem simples para criar suas campanhas. Basicamente você importa sua lista, cria e envia campanhas e começa a evoluir sua audiência.
Importando sua lista
Primeiro você configura o seu nome e email de remetente, que será o contato que seus usuários verão ao receberem os emails. Para importar seus contatos você pode fazer upload via arquivos .CSV ou .TXT, copiar e colar de uma planilha do Excel ou Google Sheets ou então importar sua lista de outra plataforma de email marketing.
Criando sua primeira campanha
Fique atento para entender como funciona MailChimp na hora de criar campanhas: Após importar seus contatos para listas no MailChimp é o momento de criar suas campanhas. A primeira etapa na criação é definir se você irá enviar o email marketing para toda sua base de cadastrados ou apenas um segmento dela.
E como funciona MailChimp para criar uma segmentação na hora de enviar sua campanha? É bem fácil. Você pode copiar os emails na hora de enviar, usar um segmento previamente criado ou então criar filtros como “enviar somente para os clientes que não abriram as suas duas últimas campanhas”. Mas considerando que esse é o seu primeiro email, vamos ficar com a parte de copiar e colar. 🙂
Após essa etapa você vai definir qual será o título interno da sua campanha, aquele que aparecerá no seu painel de controle. O assunto da campanha e o nome e email de remetente já vem configurados, mas você pode alterá-los em qualquer campanha, caso julgue necessário.
Abaixo dessas campos você pode observar as configurações de rastreamento do MailChimp. Eles já deixam marcadas as opções de rastrear abertura e cliques em links internos dos emails. Isso será muito importante mais abaixo!
Depois dessa etapa você será orientado a escolher um dos templates do MailChimp ou então algum que já tenha criado anteriormente. No caso, como ainda não criou nenhum template, é só escolher uma estrutura de email que lhe agrade.
MailChimp: como funciona a edição de templates
Escolhido o formato do template é a hora de editar e deixar com a cara da sua empresa. Esse, para mim, é um dos pontos mais vantajosos do MailChimp: como funciona facilmente a criação dos seus templates e campanhas.
Tudo é feito através de drag and drop. Você seleciona o box de imagem e ele irá encaixá-la no corpo do seu email. Depois é só escolher qual arte deseja colocar. O mesmo funciona para texto, botões, links de compartilhamento em mídias sociais e outras partes do seu email.
Sabemos que no início, principalmente se a sua empresa não tiver alguém responsável pelo design, os emails parecerão bem simples. Pensando nisso fizemos um artigo bem bacana com 7 passos para criar um email marketing elegante (e funcional).
Terminada a etapa do design é hora de aprender como funciona MailChimp para enviar – de fato – sua primeira campanha.
O MailChimp permite envios na hora ou então deixa você agendar o envio dos seus emails, inclusive considerando diferentes zonas de tempo. Assim você pode mandar emails às 11h para um usuário no Brasil e às 11h para um usuário na Turquia sem precisar configurar diversas campanhas.
Aumentando sua audiência
Acima abordamos o fato do MailChimp realizar o rastreamento dos seus índices de abertura e clique de todas as campanhas. Isso é muito útil para você entender quais conteúdos convertem melhor que outros e realizar diferentes testes até encontrar uma estrutura que seja matadora para o seu negócio. E como funciona bem o MailChimp para isso!
Uma das melhores formas de atingir esse objetivo é através da criação de conteúdo relevante para esses usuários.
Criar um conteúdo útil demanda um pouco mais de trabalho e exige um bom investimento de tempo. Como se organizar então para garantir que o seu conteúdo seja relevante, tenha uma boa frequência e otimizado para os mecanismo de busca?
Fonte: Como funciona MailChimp: turbine o envio de e-mail marketing