Ter o melhor negócio tanto para você quanto para os seus consumidores é um desafio para todo empreendedor. Muitas vezes, em sua visão, a equipe que trabalha para a sua empresa faz o melhor trabalho possível. Entretanto, os resultados não saem como esperado. Por isso, analisar o feedback de clientes e parceiros é tão relevante.
Nem sempre o que você considera bom para o seu público é a melhor opção. Portanto, ouvi-los e analisar os comentários dessas pessoas é a única maneira de aprimorar as suas estratégias.
Ao conversar com seus clientes, seja no ponto de venda, seja pelas redes sociais, é possível compreender o que eles realmente gostam ou não.
Essas informações são fundamentais para gerar mais inovação, aprimoramento e também na manutenção de sua base de clientes.
POR QUE ANALISAR OS FEEDBACKS PARA TER UM MELHOR NEGÓCIO?
Se você tem um empreendimento ou está na dúvida sobre qual melhor negócio para abrir, isso já é a base para responder essa pergunta. Afinal, por mais que o planejamento de uma empresa esteja pronto, ele necessita ser maleável o suficiente para se adaptar às demandas dos clientes.
Toda solução oferecida por você pode ser melhorada. Além disso, não há uma regra sobre como uma empresa deveria coletar esses feedbacks. Abaixo, iremos conferir algumas maneiras que funcionam muito bem.
Entretanto, não existe uma fórmula mágica. Para alguns negócios, a conversa pelo telefone pode ser uma excelente fonte de feedbacks.
Até hoje ainda é umas das principais formas dos clientes mostrarem a insatisfação deles. Parecer contraditório, mas ter clientes reclamando pode ser um bom sinal para o seu negócio. Mostra que eles não desistiram de você e ainda estão dispostos a dar uma chance para que você tenha um melhor negócio.
AS PRINCIPAIS MANEIRAS DE ORGANIZAR E ANALISAR OS FEEDBACKS PARA TER UM NEGÓCIO MELHOR
1 – CRM.
O CRM serve para ajudar os negócios a se relacionarem melhor com seus clientes. Além de ser uma metodologia, hoje ele é uma ferramenta completa. Em suas versões mais avançadas, está disponível na nuvem e pode ser acessado remotamente de qualquer lugar.
A vantagem para quem deseja ter um negócio melhor é a visualização de toda a jornada de compra do cliente. Isso inclui também todas as interações dele com a empresa.
O que permite, por exemplo, que o empreendedor possa analisar as conversas via WhatsApp da empresa dele com o consumidor.
Por meio desses feedbacks, você consegue ter uma indicação sobre quais deverão ser os próximos passos do seu negócio.
2 – GOOGLE ANALYTICS
O Google Analytics, mesmo após tantos anos, continua a ser uma das melhores ferramentas para analisar o comportamento do cliente. Afinal, o feedback deles nem sempre vem por meio de uma ligação telefônica ou de algum comentário na rede social.
Por vezes, sobretudo para quem atua no e-commerce, é importante analisar as nuances do comportamento do público. Se você realizar a integração do CRM com o Google Analytics, melhor ainda.
Dessa forma, será possível ver com precisão, quando o cliente abandona o site, quais produtos ele mais gosta de comprar, em qual momento ele avançou ou parou no funil de vendas, entre outros dados.
3 – FORMULÁRIOS GOOGLE
Os formulários Google são excelentes para quem deseja ter um negócio melhor por meio de feedbacks. Nesse caso, o próprio cliente ou parceiro deve responder algumas perguntas elaboradas pela sua equipe.
É muito simples criar um deles. Além disso, eles podem ser facilmente compartilhados por links, em blogs ou e-mail. Os dados provenientes dessa pesquisa são organizados em uma planilha. Com isso, você tem a oportunidade de analisar esses feedbacks com calma e executar todas as melhorias necessárias em seu negócio.
O QUE FAZER COM OS FEEDBACKS?
Independentemente se você conseguiu o feedback por meio de um CRM ou não, é preciso saber o que fazer com eles. Como já citado neste artigo, a melhoria de produtos ou serviços é a primeira opção. Entretanto, há também outras formas de utilizar essas informações.
Quem deseja saber qual melhor negócio para investir, os feedbacks são essenciais para identificar o nicho de mercado com maiores chances de retorno. A pior decisão que um novo empreendedor pode tomar é não ter foco no público-alvo correto.
Outra maneira interessante de usar os feedbacks, sobretudo os negativos, é transformá-los em melhorias. Por vezes, o cliente nem está tão insatisfeito, mas esse retorno pode dar a chance do seu negócio superar a expectativa dele.
É importante destacar que os feedbacks servem também para o público-interno. Se um cliente fez um elogio por telefone ou por e-mail, e elogiou o trabalho de um colaborador, essa é uma excelente maneira de motivar a sua equipe.
TER UM MELHOR NEGÓCIO SOMENTE É POSSÍVEL COM FEEDBACKS
Os principais sócios de qualquer negócio são os clientes. São eles os únicos capazes de demitir ou encerrar uma empresa inteira. Portanto, é vital analisar os feedbacks de cada um deles.
Somente a partir desses dados sua empresa tem a oportunidade de oferecer a melhor experiência possível aos consumidores. Fazer isso é o primeiro passo para se destacar da concorrência e alcançar o tão desejado sucesso.