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Blog, Inteligência Artificial

As principais vantagens de investir no atendimento automatizado por um Robô?

As principais vantagens de investir no atendimento automatizado por um Robô?
Blog, Inteligência Artificial

Já percebeu quantas empresas trabalham com Inteligências Artificiais e chatbots como assistentes de atendimento ao cliente?

Esse tipo de tecnologia atua em diversos canais facilitando as empresas a estarem onde seus clientes estão, como em sites, redes sociais, aplicativos de mensagens e ligações. Trata-se de uma maneira inovadora de se relacionar com o consumidor.

Por causa de seus benefícios, o atendimento automatizado está ganhando espaço em grandes, médias e pequenas empresas. Mas será que vale a pena investir nele? Será que o atendimento automatizado será o futuro?

Qual é a diferença entre atendimento humanizado e robotizado?

Enquanto o atendimento robotizado é toda a interação com clientes realizada por robôs e outras ferramentas automáticas, o atendimento humanizado envolve o contato com pessoas representantes da empresa, vendedores, equipe de suporte, etc.

As principais diferenças entre esses dois modelos são:

  1. Disponibilidade: o atendimento robotizado atende durante 24 horas e 7 dias por semana, enquanto no atendimento humano será necessário escalar os atendentes.
  2. Rapidez de retorno: já que respostas pré-programadas são automaticamente enviadas, no atendimento humano o cliente entraria em uma fila de chamadas para ser atendido.
  3. Não há necessidade de treinamento, pois o fluxo do atendimento é todo programado dentro de uma plataforma com as determinadas orientações de como proceder.

Mas quais são as vantagens do atendimento robotizado?

A opção pelo atendimento robotizado só vem ganhando força, e com razão pelos diferenciais que ele apresenta:

Aumento da produtividade: Um operador humano tem um limite de atendimento que consegue realizar e muitas vezes, são perguntas simples, que não dependem de um entendimento profundo do problema, mas que tomam tempo que podem ser resolvidas com respostas pré programadas em um sistema como o atendimento automatizado por chatbots.

O atendimento robotizado é capaz de responder a todas elas e muitas mais, isso porque suporta um volume maior de interações e ainda garantindo a qualidade e agilidade do atendimento ao cliente, também ampliam a produtividade do setor, pois o atendente pode focar em atendimentos mais complexos ou que demandem mais atenção.

Redução de custos: Embora haja um investimento inicial para implementação, o custo mais que se paga, pois a longo prazo, há economia com a redução do número de atendentes, o fim das horas extras e o aperfeiçoamento dos processos.

Solução de problemas: Em relação ao atendimento, a principal queixa do público é a falta de resolutividade. Muitas questões simples demoram pra ter uma resposta no atendimento humanizado. Com os chatbots, elas recebem um retorno automático que resolve a questão de forma fácil e rápida.

Canais de Atendimento: Os chatbots cobrem um maior número de canais de atendimento, abrangendo tanto a comunicação escrita quanto a falada, para que nenhum consumidor tenha qualquer dificuldade de entrar em contato com a empresa.

Melhoria na reputação da empresa: Com maior agilidade e resolutividade no atendimento, menos erros e acesso por diversos canais formam o conjunto de características procurado pelo público. Esses benefícios diminuem os problemas da comunicação e, como efeito, a reputação da empresa melhora. Mais que isso, os consumidores passam a divulgar as experiências de consumo positivas que tiveram com o negócio e dessa forma é possível fidelizar mais clientes.

Oferecer um atendimento inteligente é a chave para ampliar as vendas e sanar as dúvidas do público com eficiência.

Você viu quantas soluções conseguimos trazer para o seu negócio utilizando o chatbot?

Entre em contato conosco, nós te ajudaremos a definir a melhor estratégia com chatbot, reduzindo seus custos e aumentando a eficiência dos seus atendimentos.

A Cake Comunicação Digital destaca-se na excelência da qualidade em soluções inteligentes no atendimento ao cliente há 10 anos. Caminhamos em conjunto com as transformações digitais e, para isso, contamos com qualificação constante de nossa equipe, tecnologia e métricas sofisticadas, com as melhores estratégias para o seu negócio decolar com Inteligência Artificial.

Imagem by https://www.imagine.art/

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