Cake Comunicação Digital
  • Home
  • Serviços
    • Consultoria e Assessoria
    • HOSTING | Hospedagem de sites
    • SOCIAL MEDIA | Redes Sociais
    • WEB DESIGN | Desenvolvimento de Sites
    • ADS | Links Patrocinados
    • SEO | Posicionamento
    • BRANDING | Logotipos e Identidade Visual
    • Inteligência Articial
    • OTIMIZAÇÃO DE SEGURANÇA
    • Marketing de Geolocalização
    • Serviço de Copywriting
    • Creators
    • Overview | Mentoria
    • Campanha
  • Sobre nós
    • Portfolio
  • AFILIADOS
    • Omie
    • CONNECT VENDAS
  • Blog
  • Contato
    • Trabalhe Conosco
Blog, Busca Organica, Marketing de Conteúdo, SEO

Assíncrono e Síncrono

Assíncrono e Síncrono
Blog, Busca Organica, Marketing de Conteúdo, SEO
A pandemia alterou não só as formas de nos relacionarmos, mas também como o tempo age nas nossas experiências cotidianas.
Origem: Assíncrono e Síncrono

Assíncrono e Síncrono

A pandemia alterou não só as formas de nos relacionarmos, mas também como o tempo age nas nossas experiências cotidianas.

Assíncrono e Síncrono

Duas novas palavras apareceram no vocabulário de jornalistas, especialistas, gestores e educadores: síncrono e assíncrono. Antes da pandemia, não pensávamos muito sobre o tempo que baseava nossas experiências na educação, no trabalho e na cultura. Até ele mudar radicalmente. O síncrono representa o simultâneo, o experimentar algo juntos, a conexão. Ou talvez a percepção de que isso esteja acontecendo. Fala mais sobre o processo do que sobre o resultado. Já o assíncrono representa a produção em linhas do tempo e fusos diferentes. Ele é mais sobre o resultado do que sobre o processo, por isso, traz muitas questões sobre auto-responsabilidade, domínio de tecnologias e gestão da informação. Por ser mais adaptável, permite mais espaços para introspecção. Hoje vemos o síncrono e o assíncrono atualizando a base de nossas vidas: a educação, que até então era principalmente síncrona, ao vivo e na sala de aula, se desloca para aulas gravadas que podem ser consumidas individualmente. O trabalho, que acontecia, não apenas nas tarefas em si, mas também na troca com quem sentava ao lado, foi compartimentado para funcionar em um fluxos mais individualizados, com foco nas entregas. Já o entretenimento está sendo povoado por lives, que tentam emular a sincronicidade das emoções dos shows. Falar de síncrono e assíncrono é falar do tempo, mas também de como ele nos atravessa por meio de experiências e provocam nossas emoções, nos alterando e estimulando nossa cognição. É preciso repensar a experiência do trabalho, da educação e da cultura para além das ferramentas que os suportam para que possamos, então, explorar as potências nas mudanças de formato.

ASSÍNCRONO

 
 

Hoje, a presença física na sala de aula representa um risco de saúde e as instituições de ensino precisaram migrar, a maioria às pressas, suas aulas para o modalidade EaD. Se as vídeo-aulas entregam a segurança e maleabilidade temporal do assíncrono, será que também garantem a construção do conhecimento que a interação síncrona proporciona?

 

Como ultrapassar as novas barreiras levantadas, considerando que grande parte da população brasileira ainda não tem acesso à conexão de internet?  Se a interação se dissolve, se a experiência se individualiza, se mais uma limitação é criada, de que forma os resultados da educação brasileira também vão mudar no curto e médio prazo?

 

Falar de sincronicidade é falar de partilha, do tempo e da experiência, que criam relacionamentos entre as pessoas. Ao olhar para a transposição do trabalho, de um formato síncrono para o assíncrono, falamos da transposição das tarefas, mas não das “relações no trabalho”.

 

O grande lance é: como redesenhar não apenas a “forma de trabalhar”, mas também as “relações de trabalho” para o modelo assíncrono? Considerando aqui toda a potência que as relações cotidianas têm para estimular a inovação e o desenvolvimento profissional. E de que forma o modelo assíncrono age na percepção das pessoas sobre o próprio trabalho e sobre sua produtividade e mensuração de resultados?

 

A cultura organizacional é ponto chave. Ela é o combustível das relações organizacionais e, em momentos de crise, é importantíssima para fortalecer os vínculos e o propósitos individuais dentro da organização.

 

Assim, também é preciso pensar como fortalecer a cultura organizacional em um cenário assíncrono e com equipes descentralizadas. Nessa nova realidade, precisamos redesenhar os papéis dos fios condutores que levam a cultura organizacional, pensando aqui nos indivíduos, grupos e lideranças.

 
 

Atualmente, já vemos que o isolamento do trabalho remoto, por ter interrompido a troca interpessoal, causa ansiedade e que as videoconferências podem ocasionar picos de estresse. Com isso em mente, ao redesenhar as relações de trabalho para um novo modelo, as organizações também precisarão pensar nos efeitos dessas mudanças nos colaboradores enquanto indivíduos e atualizar as ações em saúde ocupacional considerando as novas matizes do trabalho e da saúde mental.

 

O isolamento interrompeu a sincronicidade do encontro e, com isso, as pessoas começaram a procurar formas de simular digitalmente a emoção da experiência de estar com o outro partilhando o tempo. As festas e os casamentos por Zoom, os movimentos via lives que convidam diversas pessoas cozinharem ao mesmo tempo e os shows por livestreaming são alguns exemplos.

 

Nessa esteira, além da educação e do trabalho, a terceira grande esfera da vida que está sob essa tensão é a cultura. Nos últimos dois meses de isolamento, temos acompanhado diversos artistas tentando a live para recriar a sincronicidade do show. E, para tornar o contato mais próximo e entregar mais emoção, vemos artistas fazendo as lives nas mesmas condições que as pessoas estão vivendo: em casa e de pijamas.

 

Assim, a pandemia parece ter inaugurado um novo desafio para a cultura. Mais do que adaptar tudo para o formato live, que tenta simular a emoção do contato “da vida real”, será preciso realmente desenhar novas formas de se comunicar, que considerem o contexto atual e o potencial (ainda inexplorado) de relacionamentos mediados pela tecnologia.

SÍNCRONO

AGRADECIMENTO
Futuro Tensionado – ©No One 

https://futurotensionado.noone.is/tensao/assincrono-e-sincrono

Relacionado

consultoria tecnologia wordpress

Artigo anterior3 dicas de estratégias de marketing digital em tempos de pandemiaPróximo artigo Seja um Líder completo, mas não um "Pato".

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Manus AI: Um Novo Paradigma em Assistência Virtual para Profissionais e Criadoresabril 26, 2025
Invisível para as IAs, Invisível para o Mundo: Por que sua Empresa Precisa de Presença Digitalabril 24, 2025
China apresenta avanço inédito em computação quântica com o superprocessador Zuchongzhi-3abril 7, 2025

Tags

#RELEVANCIADOSITE #SEO #SITE Agronegocio agrotech atendimento B2B B2C blog branding busca organica chatbots CMS consultoria Conteúdo Desenvolvimento de site design dicas Ecommerce Empresas Facebook google Google Analytics IA Inbound Marketing Inteligência Artificial LGPD links patrocinados logotipo logotipos MailChimp Marketing marketing digital MVP negócios Oceano Azul posicionamento ROI saude SEO São Jose dos Campos tecnologia trafego organico Whatsapp wordpress

QUEM SOMOS

A CAKE COMUNICAÇÃO DIGITAL atua de forma dinâmica no desenvolvimento e consultoria de marketing digital, com soluções que visam a ampliação dos resultados de empresas de todos os segmentos.
Nossa missão é ajudar nossos clientes a gerar negócios pela Internet.
Responsabilidade Social 

CONTATO

Av. Dr. Eloy Chaves, 178
Ponte São João
Jundiai-SP
11 95302- 3121
contato@cakecomunicacao.com.br
Segunda à Sexta das 08:00 às 20:00
Sábados das 09:00 às 14:00
Online 24hs

Palavras-Chave

#RELEVANCIADOSITE #SEO #SITE Agronegocio agrotech atendimento B2B B2C blog branding busca organica chatbots CMS consultoria Conteúdo Desenvolvimento de site design dicas Ecommerce Empresas Facebook google Google Analytics IA Inbound Marketing Inteligência Artificial LGPD links patrocinados logotipo logotipos MailChimp Marketing marketing digital MVP negócios Oceano Azul posicionamento ROI saude SEO São Jose dos Campos tecnologia trafego organico Whatsapp wordpress
Desenvolvido por Cake Comunicação Digital | Elementor RIFE

WhatsApp us