Falar que a pandemia mudou a forma como as empresas fazem negócios já se tornou um assunto corriqueiro para o empresário brasileiro. Quem não possuía um sistema de vendas online, passou a ter, e agora precisa saber a melhor maneira de lidar com ele e as melhores estratégias de marketing digital para se promover.
São muitas as opções de técnicas e ferramentas disponíveis para auxiliar as empresas a alavancarem suas vendas online, e até mesmo o uso do CRM para marketing tem se tornado cada vez mais comum e proporcionado excelentes resultados. E esse é um dos exemplos de estratégias de marketing digital que vamos te dar agora!
1 – Tenha um CRM
Um bom CRM está entre as melhores estratégias de marketing digital, pois pode aumentar suas vendas, seu relacionamento com o cliente, otimizar suas informações, dar uma visão global sobre o negócio e facilitar a comunicação entre a equipe.
Essa ferramenta apresenta inúmeras melhorias, acessos remotos e pode ser vinculada aos perfis nas redes sociais para facilitar o contato dos clientes com seu time de vendas. E isso nos leva ao passo número 2!
2 – Invista nas redes sociais
Essa também não é nenhuma novidade, certo? As redes sociais são as melhores estratégias de marketing digital e-commerce, mas, uma coisa que ninguém explica é que você deve escolher investir apenas nas que fazem sentido para o seu negócio e que melhor atingem o seu público. Isso vai poupar tempo precioso na sua gestão, pois cada rede possui uma forma específica de se comunicar.
Vamos supor que você possua um sebo e comercialize seus livros online. Seu público será daqueles que se identificam mais com as palavras, com um certo grau de intelectualidade e, talvez, até mesmo de poder aquisitivo mais elevado. Você começou agora a sua jornada nas redes sociais e quer colocar seu negócio em evidência. Você não precisaria investir em um Pinterest, por exemplo, por ser uma rede social focada principalmente nas imagens bem produzidas.
Mas, você poderia ter uma conta no Instagram e no Youtube. Duas redes que são as queridinhas dos leitores e dos influenciadores desse mercado. E como você saberia disso? Pesquisando, claro. Por isso, você precisa de dedicação e tempo. Para saber onde seu público está, com quem ele interage e de que forma.
Mas, só a sua presença não vai garantir o aumento das vendas. Você precisa atualizar diariamente, com conteúdo relevante, que ajude seu público, o atraia e engaje. Você precisará se mostrar útil, preocupado com o público, solícito para fornecer informações e mantê-las atualizadas a todo momento. O que nos leva para a terceira dica!
3 – Tenha uma boa estratégia de Inbound Marketing
O inbound marketing é parte vital de qualquer estratégia de marketing digital e é composto por um conjunto de ações que buscam atrair e converter clientes através de conteúdos. Você não vai diretamente em busca de clientes, mas usa canais alternativos para que o cliente venha até você.
O importante é oferecer materiais que despertem a atenção e façam o público se interessar pela sua empresa. E você pode espalhar esse conteúdo de várias maneiras e em vários locais, como mecanismos de busca, blogs, redes sociais e até mesmo através de listas de transmissão. Tem se tornado cada vez mais frequente encontrar empresas que usam o WhatsApp Business no marketing digital e essa é uma maneira mais pessoal de oferecer informações personalizadas para cada público do seu negócio.
O inbound marketing funciona porque cada cliente atraído por ele já se mostra mais predisposto a ouvir sobre o produto ou serviço que você está oferecendo, uma vez que buscou as informações por vontade própria. Você precisará apenas mantê-lo interessado, informado, se relacionar e mostrar porque ele deve fechar negócio na sua empresa.
Agora, coloque em ação!
A pandemia ainda não acabou, mas seu negócio precisa continuar girando, por isso, utilizando as estratégias de marketing digital você será capaz de fechar mais vendas e estará à frente de muitos concorrentes.
E lembre-se: você vende produtos online e por isso precisa ter uma boa presença digital. Reforce sua identidade para poder atingir um público cada vez mais qualificado, feche parcerias com influencers que podem divulgar sua marca e use ao máximo as informações que você captar dos seus clientes, para gerar ainda mais negócios lucrativos. O mercado consumidor é amplo e ávido por encontrar novos produtos para consumir, você só precisa estar no lugar certo, na hora certa e com a melhor oferta!