Para alavancar as vendas de qualquer empresa, o marketing de conteúdo voltado para as redes sociais é o grande aliado que todo empreendedor deve considerar.
Afinal, os locais com maior alcance para a promoção de conteúdo são, sem dúvidas, as redes sociais.
Os milhões de usuários navegando por diversos canais se mostram como oportunidades de negócio, prontos para serem atraídos pelo conteúdo produzido e publicado nos perfis.
A diversidade de produtos vendidos nas redes sociais é enorme. Uma loja de peças para máquina de lavar pode se beneficiar dessa estratégia tanto quanto uma empresa com foco na venda de tênis, por exemplo.
Se você deseja entender melhor como é possível aplicar estratégias de marketing de conteúdo na sua empresa, está no local certo.
Preparamos um conteúdo especial sobre o assunto, apresentando estratégias que alinham a promoção do marketing de conteúdo nas redes sociais e 5 dicas para você trabalhar o marketing de conteúdo. Confira!
O que é marketing de conteúdo?
Marketing de conteúdo é o nome dado para a estratégia que visa produzir e divulgar conteúdo de qualidade para um público-alvo. O intuito é estabelecer o nome da marca e vender um produto de forma estruturada.
O conteúdo é produzido de acordo com o nicho do público a ser atingido. Assim, o possível cliente é atraído pela empresa e, após se informar mais, compra o serviço vendido pela empresa.
Com isso, o objetivo do marketing de conteúdo pode ser desde vender filtro de osmose reversa residencial, até atrair visitantes para um blog, conseguir mais leads ou apenas aumentar a visibilidade da marca.
Vale destacar que o marketing de conteúdo se difere principalmente do modelo antecessor de divulgação de serviços: o marketing tradicional.
Também chamado de outbound marketing, se trata de ir até o possível cliente, por meio de comerciais televisivos, na rádio, outdoors ou jingles em carro.
Esse método de marketing ainda é presente, mas não possui o mesmo poder de antes.
O público é mais ativo e as empresas devem apostar nessa mudança de comportamento por meio do marketing de conteúdo.
Outra ideia presente neste novo modelo é a presença de conteúdos persuasivos que promovam um benefício, solução ou entretenha o usuário que recebe o post. O foco na venda não existe aqui, apenas nos passos finais da jornada do cliente.
Por fim, o marketing de conteúdo é distribuído principalmente na internet, tendo em vista a imensidão de pessoas navegando em sites, redes sociais e outras plataformas online, seja para saber enfermeiro domiciliar preço ou visualizar a última notícia do momento.
Dessa forma, o gestor utiliza os recursos do próprio Google, o maior buscador online, para entregar os conteúdos para o público-alvo.
Construa sua estratégia de marketing de conteúdo em 5 dicas
A construção de uma estratégia é a principal etapa do processo de marketing de conteúdo e pode ser dividido em 5 dicas:
- Objetivos;
- Persona;
- Canais digitais;
- Planejamento;
- Publicação e distribuição.
Cada item deve ser discutido com a mesma atenção e um precisa do outro para colocar em prática uma boa estratégia. Para entender do que se trata cada item, continue a leitura abaixo.
- Objetivos
O que a sua empresa quer ao escolher o marketing de conteúdo como um método de divulgação e estabelecimento da marca? A resposta dessa pergunta é fundamental para guiar todos os caminhos seguintes.
Se você planeja obter mais leads para o seu site, a comunicação e produção de conteúdo vai ser diferente e deve considerar esse direcionamento.
Da mesma forma, caso você deseje somente divulgar a nova unidade da sua empresa de empresa de jardinagem, as estratégias devem ser direcionadas a essa comunicação.
- Persona
A persona é um perfil semi-fictício do seu público-alvo. A partir de dados como idade, hobbies, localização, gênero, orientação sexual, você vai criar um perfil que servirá de exemplo para a pessoa que você deseja alcançar e auxiliará na criação de conteúdos.
Ou seja, a persona será o seu cliente ideal e servirá como um exemplo para adaptar a sua mensagem e definir os seus conteúdos.
Dados como canais mais acessados pela persona, informações consumidas por ela e assuntos de maior relevância ajudarão no momento de pensar as novas produções.
- Canais digitais
Quais são os canais que você pretende publicar os seus conteúdos? Você terá apenas um site ou pretende investir em um e-mail marketing?
Ao considerar as redes sociais, as opções aumentam ainda mais. Afinal, você pode escolher entre várias, sendo as principais:
- Facebook;
- Instagram;
- Linkedin;
- TIk Tok;
- Twitter;
- Pinterest.
Lembre-se que você não precisa estar em todas ao mesmo tempo, mas sim estudar aquelas que mais fazem sentido para o seu produto e para a sua persona.
- Planejamento
O seu planejamento deve ser anterior à publicação, justamente para resguardar os imprevistos e pensar nas próximas publicações enquanto analisa a interação dos posts do dia.
É interessante montar um calendário com as datas para cada publicação em cada rede social. Assim, você se planeja para deixar a publicação pronta, pensando em uma data específica e suas estratégias de longo prazo.
Nesse planejamento, você deve considerar e pontuar a frequência e o horário de publicação, os tipos de conteúdo que deseja criar e os canais em que será publicado.
Aqui também vale deixar bem claro quais serão os temas das postagens e quais as etapas do funil de vendas ele se encontra.
É o momento de explicar para o usuário como funciona o serviço de peeling rose de mer valor ou falar das vantagens de cuidar da saúde dos pais na melhor idade?
- Publicação e distribuição
O processo da publicação pode ser feito de forma agendada, por meio de ferramentas com foco nessa função. O mais importante é se certificar de que o conteúdo é relevante, útil e serve aos interesses da persona.
Já a distribuição consiste no momento em que você começa a compartilhar o seu conteúdo entre as várias redes sociais que a sua empresa está presente.
Também é válido pensar em investir na mídia paga para alcançar mais pessoas, de forma ainda mais segmentada.
Como utilizar as redes sociais para promover o marketing de conteúdo
As redes sociais são canais potentes quando o assunto é a promoção de marketing de conteúdo. O usuário pode ler o seu material diretamente no celular, salvar para mais tarde ou acessá-lo pelo computador.
Além disso, é claro, tem a vantagem de estar em um local cujo público está quase o dia inteiro ativo e interagindo com marcas, amigos, colegas e familiares.
Abaixo, você confere como é possível utilizar as redes sociais para a promoção do marketing de conteúdo, seja para uma marca de serviços de corte a laser ou um brechó infantil.
Não se importe somente com as visualizações
Uma das ilusões que qualquer empreendedor pode se deparar ao começar as redes sociais é com o número de curtidas ou visualizações.
As chamadas métricas de vaidade são dados que informam o alcance do seu conteúdo, mas sem a profundidade que outras estatísticas proporcionam.
Elas não são exatamente desnecessárias, mas enganam o gestor ao apresentar grandes números, quando as vendas não seguem o mesmo caminho.
Por exemplo, não adianta o seu post receber milhares de curtidas e viralizar, sem que não haja o mesmo movimento dentro do seu site ou loja virtual.
As duas ações devem andar lado a lado para que a estratégia de marketing de conteúdo seja bastante efetiva.
Interaja com o público
A principal função de uma rede social é a socialização com o público, interação e comunicação com os seguidores. Nesse sentido, é essencial conversar com a sua rede de contatos e potenciais clientes para mantê-los interessados.
Isso pode ser feito por meio de publicações que peçam a opinião do leitor, como perguntas, e recomendações para que o usuário possa interagir nos comentários.
Há também o recurso das lives, que são transmissões ao vivo. O tema pode ser os bastidores de uma campanha, a divulgação de uma novidade da marca, novos produtos ou apenas uma conversa descontraída com os seguidores.
Entre os temas de uma live, por exemplo, a exploração e explicação do funcionamento de uma câmara frigorífica para congelados pode ser um bom meio de capturar a atenção dos seus seguidores, curiosos pelos segredos do seu produto.
Diversifique as suas publicações
As redes sociais se diferem por conta dessa possibilidade de formatos nas publicações. Enquanto os vídeos são prioridade em uma, a imagem é predominante em outra, mas há também aquelas em que os dois formatos são possíveis.
Nesse caso, é interessante não se prender a um só tipo de publicação, mas sim diversificar.
Dentro do seu planejamento, decida em qual dia um vídeo vai entrar ou o melhor momento para que a seleção de fotos seja publicada.
O seu perfil também pode ter postagens periódicas e usar disso como parte da estratégia para não repetir os mesmos formatos.
Mais importante ainda é verificar qual tipo de postagem gera mais engajamento, isto é, interação com o seu público, e explorar ela mais vezes durante a sua estratégia.
Comece a utilizar o marketing de conteúdo nas redes sociais!
Depois de ler o conteúdo sobre as estratégias de marketing de conteúdo para as redes sociais, você está pronto para explorá-las e ampliar a presença da sua marca de clinica de medicina do trabalho nos principais canais digitais.
Seja para vender mais, conseguir mais leads ou desbravar as infinitas possibilidades de comunicação com o público, é hora de começar a criar o seu planejamento e usar o marketing de conteúdo nas redes sociais e ver a diferença nos resultados.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.