8 Dicas para uma boa apresentação em Power Point. | Cake Comunicação Digital
Jundiaí-SP
+11 95302-3121
contato@cakecomunicacao.com.br

8 Dicas para uma boa apresentação em Power Point.

Consultoria em Marketing Digital

8 Dicas para uma boa apresentação em Power Point.

Cuidados na hora de compor seu slide

1. O layout deve ser o mais simples possível.

O foco são as chamadas e principais informações sobre determinado assunto, por isso dar muito destaque à tela pode prejudicar a percepção do conteúdo. Você pode utilizar elementos para decorar o slide, mas equilibradamente. Muitos detalhes podem distrair seu público.  Seguindo esse raciocínio, a fonte utilizada também deve ser simples e fácil de ler, além de ter um tamanho adequado para uma leitura confortável.

2. Mantenha o padrão

Lembre-se que seu slide tem que ter características bem definidas. Não fique trocando as cores ou fontes aleatoriamente. Se estiver fazendo uma apresentação de uma marca ou empresa específica, escolha as cores da identidade visual dela. Também utilize logos ou elementos que caracterizem quem você está representando nesta apresentação.

3. Escolha as cores certas

Nem todas as cores combinam entre si. Na junção delas, uma pode apagar a outra. Por isso, sempre priorize os contrastes. O clássico fundo branco com fonte preta é a melhor combinação, sendo o ideal, inclusive, para a leitura. Mas se você quer fugir do óbvio, observe se as duas cores juntas não prejudicam a visibilidade do seu slide.

A mesma questão vale para as marcações que você for utilizar. Priorize sempre pelos bons contrastes, tomando cuidado para não por duas cores extremamente brilhantes juntas.

4. Segurança e simplicidade

Lembre-se: seus slides não podem ter todo o conteúdo que será falado! Senão, seria mais prático deixar que todos lessem o que está escrito. Para evitar que isto aconteça, tente colocar apenas palavras-chave no conteúdo da sua apresentação. E na hora de apresentar, tente não ler o que está no slide. Isso passa sensação de insegurança para quem está te ouvindo, além de tornar a apresentação entediante e cansativa.

5. Acrescente histórias próprias

Apenas reproduzir conteúdo corporativo pode tornar sua apresentação chata. Acrescente histórias da sua vida, ilustre sua apresentação com fatos que aconteceram contigo. Não ultrapasse o limite da inconveniência, mais uma vez, equilíbrio é a palavra-chave.

6. Multimídia

Uma das principais vantagens de usar o PowerPoint em apresentações é poder ter recursos multimídia para enriquecer seu trabalho. Então, use esse recurso! Além de quebrar a monotonia do textual, imagens, vídeos e áudio podem complementar e, até mesmo, explicar melhor do que a sua fala.

Tome cuidado se a sua apresentação for pública: ao pesquisar imagens na Internet para ilustrar seu tema, atente-se para questões de direitos autorais.

Você pode até usar elementos engraçados, se o tema permitir, mas, mais uma vez, preze o equilíbrio. Senão, a apresentação ficará infantil.

7. Para quem você está falando?

Atente-se sempre para seu público-alvo. Não adianta você usar termos técnicos de engenharia para pessoas leigas. Se for necessário mesmo utilizar, explique os conceitos. Não crie uma expectativa e não a cumpra. Saiba o que as pessoas que vão te ouvir precisam saber e o que você pode informar a elas. Se for uma palestra, abra espaço para perguntas. Seja solícito e responda as perguntas da forma mais simples e completa possível. Também tome cuidado para não sair do foco. Isto é mais importante do que a composição do slide. Não importa o quanto ele seja bom, se ele não for adequado para as pessoas para quem você precisa falar, todo o esforço terá sido em vão.

8. A prática é amiga da perfeição

Treine. Releia seus slides anteriormente para saber a linha de raciocínio que está seguindo, evitando se perder na hora de apresentar. Na hora de falar, cuidado para não atropelar as palavras, e nem ter um ritmo excessivamente lento de fala. Olhe atentamente para seu público: além de mostrar que está dando atenção para eles, é possível receber um feedback de suas reações e ver se está acertando ou errando.

Agradecimento ao site, que vende modelos muito legais:

http://www.netprodutos.com.br/net/modelos-power-point/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.